O industrial gaúcho termina 2018 com a expectativa em alta. Aos 65,5 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), em dezembro, permaneceu estável em relação a novembro, quando havia registrado aumento recorde de 10,6 pontos. Desde o início da série histórica, em 2010, nunca os empresários do RS encerraram um ano tão otimistas. “A elevada confiança indica para a aceleração da atividade do setor no primeiro semestre de 2019”, prevê o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry.
O Índice de Condições Atuais (ICA) ratifica a melhora do cenário apontada em novembro, quando saltou 8,8 pontos e passou ao terreno positivo (56 pontos), crescendo novamente para 57,1, em dezembro, o maior valor para o último mês do ano da série histórica. O Índice de Condições da Economia Brasileira (ICA-EB) foi o subcomponente de maior crescimento e melhor avaliação: 3,3 pontos, alcançando 58. Já o Índice de Condições Atuais das Empresas (ICA-E) ficou praticamente estável em 56,5 pontos.
A estabilidade da confiança industrial decorre da combinação de melhora da avaliação das condições atuais e uma ligeira queda das expectativas. O ICEI-RS varia de zero a 100 pontos, sendo que, acima de 50, revela confiança, condições melhores e expectativas otimistas.
Também em relação aos próximos seis meses, os empresários industriais do Estado permanecem otimistas. O Índice de Expectativas (IE) passou de 70,2 em novembro para 69,8 pontos em dezembro, mas continua bem acima da marca divisória de 50 pontos e da média histórica (56). Os empresários gaúchos finalizam o ano otimistas com o futuro da economia brasileira (o índice foi 69,3 pontos em dezembro, ante 69,8 em novembro) e das suas empresas (70,4 pontos nos dois meses).
Para o ICEI-RS de dezembro, a FIERGS consultou 215 empresas, sendo 56 pequenas, 74 médias e 85 grandes, no período de 1º a 12 de dezembro. Mais informações em http://fiergs.org.br/pt-br/economia/indicador-economico/icei.
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES