A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
O ambiente ideal para a criação do mosquito é na sombra, com água limpa e parada. As larvas são adaptadas ao calor. Por isso, é importante que cada cidadão faça a sua parte e siga as orientações dos profissionais da Vigilância Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente, para eliminar os criadouros do mosquito.
É importante verificar o seu quintal com freqüência, 15min por semana são suficientes para eliminar criadouros (que são todos os depósitos que podem acumular água e servir para proliferação do mosquito).
A fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada. Em contato com a água, os ovos evoluem até se transformarem em mosquitos adultos. Quanto mais quente e úmido o clima, maior será a população de mosquitos.
No sul do Brasil, o principal criadouro do mosquito é o lixo reciclável espalhado pelo meio ambiente. Potes, garrafas, plásticos, pneus acumulam água proliferando mosquitos, além de servirem como abrigos para outros insetos que podem ser prejudiciais à nossa saúde, como baratas, carrapatos e animais peçonhentos.
Observe o ambiente em que você vive. Elimine ou guarde em local coberto os depósitos que possam acumular água.
Eliminar os criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças.
Fonte: Prefeitura de Bento
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo