A Carteira Nacional de Habilitação na sua forma digital completou neste sábado, dia 22, um ano de sua implantação. Embora recente, o formato já conta com uma importante evolução. Até o momento, o condutor precisava dirigir-se a um Centro de Formação de Condutores para completar seu cadastro, o que lhe permitia baixar o aplicativo com a CNH.
Agora, o novo aplicativo se vale do reconhecimento facial para garantir a identidade do condutor que está solicitando a CNH digital, comparando sua foto com imagens do banco de dados do Denatran. Todo o cadastro parte do acesso via QRcode, impresso no verso da CNH tradicional, em papel.
A nova funcionalidade desenvolvida pelo Serpro foi lançada pelo Ministério das Cidades e Denatran, que acredita que a nova facilitação possibilitará que a praticidade e segurança da CNH digital esteja presente em 10 milhões de celulares de todo o país até março.
Entre suas vantagens está a possibilidade de acesso mesmo sem internet. Qualquer condutor com CNH em papel emitida a partir de maio de 2017, com QR Code impresso no verso, pode baixar o aplicativo gratuitamente no Google Play e na App Store.
Segundo o Denatran, até o momento cerca de 620 mil desses documentos eletrônicos foram emitidas em todo o país. No Rio Grande do Sul, foram geradas no período 112.780 CNH digitais.
Fonte: Detran
Veículo tomba após colisão no centro de Bento
Morre no hospital homem atropelado no bairro Eucaliptos, em Bento
IPVA 2025 pode ser parcelado em seis vezes