Alviazul está no grupo B da competição e estreia no dia 17 de fevereiro, no Montanha dos Vinhedos
A batalha por uma vaga na elite do futebol gaúcho já tem data, horário e local de largada para o Clube Esportivo de Bento Gonçalves: no dia 17 de fevereiro, às 17h, o alviazul recebe o Ypiranga de Erechim no Montanha dos Vinhedos pela primeira rodada da Divisão de Acesso 2019. A definição dos primeiros jogos e, logicamente, dos dois grupos da competição ocorreu durante congresso técnico da Federação Gaúcha de Futebol na última sexta-feira (14), no Vale dos Vinhedos.
Os 16 clubes participantes desta edição foram divididos em duas chaves de oito. O Esportivo está no grupo B, ao lado de Glória de Vacaria, Igrejinha, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi de Crissiumal, Ypiranga de Erechim e São Borja – adversário alviazul na segunda partida, no dia 20 de fevereiro. A fórmula de disputa será a mesma de 2018: na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das próprias chaves, em turno e returno. Os quatro primeiros de cada lado avançam para as quartas de final. Os dois finalistas garantem acesso à série A estadual.
O técnico da equipe bento-gonçalvense, Carlos Moraes, avalia com seriedade a prospecção para a temporada após a definição dos adversários na primeira fase. “Entendo que a Divisão de Acesso vem sendo, nos últimos anos, uma competição muito difícil. O grupo que ficamos se torna ainda mais competitivo pelo fato de ter equipes tradicionais do futebol gaúcho, além das distâncias que iremos percorrer”, coloca Moraes.
Porém, a confiança em um trabalho de pré-temporada consistente e eficiente gera expectativas positivas quanto aos objetivos esperados no torneio. “Sei da responsabilidade de, em um primeiro momento, levar o clube a uma classificação entre os quatro melhores do grupo para, assim, buscar uma das duas vagas do acesso. Meu compromisso é criar condições para que a equipe possa desenvolver um futebol competitivo e consistente”, aponta.
Além disso, Moraes destaca a expectativa para a primeira partida, contra o Ypiranga. “O jogo de estreia é sempre o mais esperado, ainda mais por ser em casa e termos a possibilidade de largar bem, visto que depois teremos confrontos difíceis fora. Por isso, usarei a pré-temporada não apenas para essa partida, mas para colocar os atletas em um nível de performance compatível ao tipo de competição que vamos encontrar”, explica. O profissional também avalia que a manutenção da fórmula de disputa atende às expectativas de todos os clubes.
Confira os grupos da Divisão de Acesso 2019
Grupo A
Inter, de Santa Maria
São Paulo, de Rio Grande
Farroupilha, de Pelotas
Bagé
Guarani, de Venâncio Aires
Cruzeiro, de Cachoeirinha
São Gabriel
Lajeadense
Grupo B
Glória, de Vacaria
Igrejinha
Passo Fundo
União Frederiquense
Tupi, de Crissiumal
Ypiranga, de Erechim
Esportivo, de Bento Gonçalves
São Borja
Fonte: Exata Comunicação
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família