Três projetos de lei e dois pedidos de vista foram aprovados pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves na Sessão Ordinária desta segunda-feira (17). O plenário ainda rejeitou um projeto de lei. As três proposições aprovadas seguem agora para a sanção ou o veto do prefeito municipal.
A primeira matéria aprovada, por unanimidade, foi o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 171/2018, de autoria do Executivo municipal. A proposição autoriza “o município a outorgar a concessão de uso de espaço público localizado na Casa do Vinho”.
Em seguida, foi aprovado, por maioria de votos, o PLO nº 172/2018, por meio do qual o Poder Executivo solicitou a abertura de um crédito especial de R$ 743.888,64 para o município. Os vereadores Agostinho Petroli (MDB) e Moacir Camerini (PDT) manifestaram-se contrários à matéria.
Na sequência, o plenário aprovou, de forma unânime, um pedido de vista do vereador Volnei Christofoli ao PLO nº 236/2017, de autoria do vereador Gustavo Sperotto (DEM). A intenção da matéria é proibir a prática de “manter animais presos em pátios com coleiras, correntes ou assemelhados” no município.
Por sua vez, o PLO nº 30/2018, também protocolado pelo vereador Gustavo Sperotto, foi aprovado por maioria de votos. A matéria “dispõe sobre a liberação da entrada de animais de estimação nos estabelecimentos de saúde da rede municipal e hospitais privados conveniados com ela para visitas a pacientes internados”. O vereador Moacir Camerini votou contra a proposição.
Já o PLO nº 158/2018, de autoria do vereador Moacir Camerini, foi rejeitado por maioria de votos. O projeto pretendia alterar o parágrafo único do artigo 1º da Lei Municipal nº 1.866/1990, a qual “estabelece a isenção do pagamento de tarifa do transporte coletivo do município de Bento Gonçalves para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e dá outras providências”. Votaram de forma favorável à matéria os vereadores Agostinho Petroli, Marcos Barbosa (PRB) e Moacir Camerini.
Por fim, os parlamentares aprovaram, de forma unânime, um pedido de vista do vereador Anderson Zanella (PSD) ao PLO nº 175/2018, protocolado pelo vereador licenciado Eduardo Virissimo (PP). A proposição “dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais utilizarem canudos fabricados com produtos biodegradáveis ou similares no município”.
Ao final da sessão, o plenário também aprovou, por maioria de votos, a antecipação das sessões ordinárias que seriam realizadas nos dias 24 e 31 de dezembro. Com a mudança, as sessões acontecerão nessa quinta-feira (20), às 14h, e nessa sexta-feira (21), às 10h, conforme proposto pelo vereador Gilmar Pessutto (PSDB). Os vereadores Agostinho Petroli, Moacir Camerini e Rafael Pasqualotto (PP) votaram contra o pedido.
Fonte: Câmara de Bento Gonçalves / Assessoria de Imprensa
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa