Um importante instrumento para a sociedade contribuir decisivamente para mudanças sociais em Bento Gonçalves foi lançado na manhã desta sexta-feira, dia 14, na sala de cinema da Fundação Casa das Artes. Trata-se do aplicativo Angels doações – Help to Help, onde a pessoa escolhe um valor de doação mensal e essa quantia é debitada diretamente na fatura do cartão.
A plataforma foi desenvolvida pelo jovem empreendedor Mateus Sgarbi e conta com uma interface prática e de informações transparentes. Atualmente, 14 institutos estão cadastrados. Paralelo a apresentação da ferramenta, que foi doada por dois empresários do município, também foi lançado o evento “Transforme seu Imposto em Solidariedade” que visa divulgar as formas de destinação e doação de recursos para os diversos fundos que existem.
Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Alissandro Bittencourt Fontoura, a forma mais conhecida de destinação é através do Imposto de Renda, onde pessoas físicas podem destinar até 6% do IR devido durante o ano-base da declaração. Segundo Fontoura, as destinações dedutíveis também podem ser feitas por pessoas jurídicas. Para esse tipo de público, é possível destinar 1% do IR devido, calculado na alíquota de 15%.
“A pessoa que faz a sua declaração pelo modo completo ou a empresa que é tributada pelo lucro real, ela pode destinar uma parte do imposto que ia pagar e ao invés de ir direto para o governo federal, já fica no município. A pessoa física pode destinar até 6% do imposto e a empresa até 1%”, explica.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, ressalta a importância para os projetos sociais da permanência no município de parte dos recursos de renúncia fiscal ou destinação de valores devidos.
“Tudo que vai para lá, volta pingado, se é que volta. E nós podemos deixar uma parte desse recurso em projetos extremamente renomados e com muita credibilidade. Esse ato pode realmente transformar nossa sociedade. O estoque de recursos que nós podemos deixar no nosso município, só de renúncia fiscal, é muito grande,”disse.
Segundo o secretário municipal de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo, são recursos que, além de ajudarem a manter projetos já existentes em várias entidades locais, permitem a criação de outros e o aumento de vagas para mais beneficiados.
“Eu tenho certeza que todos os eventos que são voltados à incentivos, à solidariedade, principalmente esses que visam a inclusão das crianças num futuro, eles são muito importantes para nossa comunidade. Esses projetos são diversificados em várias entidades de Bento Gonçalves e tudo isso acaba agregando um grande conceito de educação, de aprendizagem e de inclusão”, ressalva.
Durante a atividade, também houve a apresentação da orquestra de violões da Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí) além e de um número da ginástica artística da Associação Atlética e Cultural Bento-gonçalvense (AACB).
Mais facilidade para doar
A ideia surgiu a partir da experiência pessoal de Mateus, que já contribuía com entidades há quatro anos. Ao perceber a dificuldade logística da coleta do dinheiro e de encontrar informações a respeito. “Precisava ir ao banco fazer o depósito, ou o dinheiro tinha de ser recolhido em casa por um motoboy, o que gera mais custos operacionais”, destaca o empreendedor.
A partir disso, ele estudou uma alternativa e desenvolveu uma plataforma em que pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com valores a partir de R$ 5,00. As entidades selecionadas foram indicadas pelo COMDICA e visitadas pela equipe do aplicativo, que verifica se as organizações estão aptas. Segundo Mateus, a realidade encontrada é de muita dificuldade – faltando recursos até mesmo para suprir necessidades básicas.
“Ver o interesse das pessoas em ajudar é uma realização. Se antes eu doava para os lugares, agora possa ajudar um número bem maior”, aponta o empreendedor. Ele atua há dois anos na área digital, tendo integrado o Learning Experience, no Vale do Silício, experiência que auxiliou no desenvolvimento do projeto.
O custo de transação fica em torno de R$ 1,10, onde uma pequena parte deste valor é destinada para atualizações da plataforma, e o restante da doação vai inteiramente para as organizações. Para facilitar a doação, é possível programar doações mensais a partir do cadastramento do cartão de crédito. O aplicativo pode ser baixado no site www.appangels.org e nas lojas virtuais para iOS ou Android, digitando “Angels Doações”.
Bento Gonçalves mais solidária
A novidade se soma ao trabalho realizado pela Prefeitura. Embora a legislação não permita que a administração municipal destine recursos públicos para essas entidades, a gestão auxilia as ONGs cedendo profissionais para prestarem atendimento nestes locais. “Bento Gonçalves é uma cidade empreendedora, e os números comprovam isso. O ambiente é favorável para o desenvolvimento de diversas atividades. E a partir de uma necessidade da comunidade, surgem os empreendedores sociais. Pessoas preocupadas em criar soluções para ajudar o próximo”, destaca o prefeito Guilherme Pasin, que acredita que parcerias público-privadas resultam em avanços importantes para a população.
Nota Fiscal Gaúcha
A iniciativa, apresentada pela secretária de Finanças, Mariana Largura, visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, e conscientizar sobre a importância social do tributo. Através do programa, os cidadãos concorrem a prêmios e as entidades sociais indicadas, também, são beneficiadas por repasses.
Podem participar entidades que atuem nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento social, e da defesa e proteção de animais. Uma vez habilitadas as entidades estarão aptas a receber indicações dos contribuintes que se cadastram no programa, bem como a realizarem ações, que se converterão em pontuação para recebimento do recurso. As entidades são contempladas de acordo com a pontuação acumulada, independente de participação em sorteio.
Leãozinho do Bem
O projeto foi apresentado pelo vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Escritórios de Contabilidade (Apescont-BG), Marcos Fracalossi.
Um pouco sobre:
– Por meio do Leãozinho do Bem, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, desde que façam a declaração completa. Para pessoas jurídicas, que devem declarar o lucro real, o limite é de 1%;
– Para destinar, basta fazer o cálculo do tributo e depositar o percentual correspondente na conta do Comdica (veja informações abaixo). Depois, é só guardar o recibo para apresentar na declaração;
– É possível, ainda, escolher qual será a entidade beneficiada. Dessa forma, ela recebe 70% do repasse, e os outros 30% são divididos entre as demais;
– Em Bento, as entidades aptas a receber o benefício são as seguintes: Abraçaí, Associação Amigos da Criança, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Associação Atlética Bento Gonçalves, APAE/BG, Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), Associação dos Surdos de Bento Gonçalves , Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD), Círculo Operário de Bento Gonçalves, Fundação Todeschini, Lar da Caridade e Sociedade Cultural e Polo-Esportiva Bento Gonçalves.
– A iniciativa, idealizada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), conta ainda com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Sicoob Meridional, do Comdica e da imprensa local;
– Saiba mais na página no site: http://www.leaozinhodobem.com.br/ ou no Facebook: facebook.com/LeaozinhodoBem.
Conta do Comdica
Caixa Econômica Federal
Agência: 2792
Conta Corrente: 00400129-1
CNPJ: 17.906.410/0001-07
Confira um trecho da presentação da orquestra de violões da Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí):
Clique na imagem para ampliar:
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS