Primeiro final de semana do Natal In Vêneto é marcado pela diversidade cultural em Cotiporã

Com o tema “Luz que Convida”, teve início em Cotiporã mais um Natal In Vêneto. Chegando a sua sextaedição, o evento foi realizado no sábado (8) e domingo (9), na Praça Dom Fortunato Odorizzi. Mais de 700 pessoas prestigiaram o primeiro final de semana de atrações.

Durante a abertura oficial do evento, ocorrida no sábado (8), o Prefeito Municipal José Carlos Breda afirmou da necessidade do evento para Cotiporã. “Quando nós idealizamos a criação do Natal, foi justamente para que Cotiporã, que muito carecia de eventos, tivesse um local para se encontrar e confraternizar, afinal, esse é o maior objetivo do Natal In Vêneto”, pontua.

Breda falou sobre a importância do Natal para a valorização e integração da comunidade. “A cada ano que passa, Cotiporã tem sua auto estima elevada e, esse é o nosso maior objetivo. Sem dúvida, a nossa maior conquista é ver a comunidade crescer junto, ver a comunidade acreditar, é estarmos todos aqui, unidos”, afirma. Ainda, ressaltou a confecção dos enfeites natalinos por cotiporanenses, bem como, todos os talentos locais que engrandecerão os três finais de semana de programação.

Diversidade cultural

O primeiro final de semana de Natal In Vêneto foi marcado pela diversidade cultural. No sábado (8), ocorreu o 2º Encontro de Coros, onde o Coral Jovem Monte Vêneto, anfitrião do evento, emocionou o público com a interpretação de canções, regidas por Xyko Mestre. Além do canto, o coral leva ao palco movimentos e sons que expressam a criatividade e inovação do grupo. Ainda, o 2º Encontro contou com a participação do Coral Sementes do Amanhã, de Veranópolis, e Coral Casa das Artes, de Bento Gonçalves. O artista local, Afonso Meneguzzo abriu a primeira noite de atrações com sua apresentação característica em homenagem a Charlie Chaplin.

Já no domingo (9), as Escolas Municipais – Amor e Carinho e Caminhos do Saber propiciaram momentos de emoção e reflexão. A noite contou ainda com a apresentação do Projeto “Historiando Passos e Tradições” de Monte Belo do Sul, que levou canto e dança típicas italianas ao palco do Natal.

Com muita expressão, a Orquestra de Brinquedos, de Porto Alegre, encerrou o primeiro final de semana do Natal In Vêneto. Munidos de brinquedos, poucos instrumentos e muita criatividade, a Orquestra apresentou músicas natalinas e tradicionais da infância de uma forma descontraída e inusitada. Vestidos de “soldadinhos de chumbo”, os personagens deram vida aos bonecos e, num misto de música, canto e teatro, envolveram o público presente.

Mais dois finais de semana

O Natal In Vêneto acontece anualmente desde 2013 e a sexta edição conta ainda com programação nos próximos dois finais de semana. No dia 15 de dezembro, o público poderá acompanhar o Terno de Reis pela cidade, que será promovido pela Gestão de Prendas e Peões da 11ªRT em parceria com o município de Cotiporã.

No dia 16 de dezembro, ocorre o Concerto “Raízes” com a Orquestra Jovem de Cotiporã, seguido do Show Natal Nativista com Robison Boeira. No último dia de Natal In Vêneto, 23 de dezembro, haverá encenação do Nascimento de Jesus com a Cia Teatral Arte In Cena, Show com a Família Paganini e show de Fogos.

Fonte e fotos: Município de Cotiporã

 

 

error: Conteúdo Protegido