Proerd forma mais de 400 alunos em escolas da região

Recentemente, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou cerca de 410 alunos nas escolas da região.

As cerimônias de formatura aconteceram no segundo semestre de 2018. Na sexta-feira passada, dia 7, na sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi, 151 diplomas foram entregues para estudantes das Escolas Atílio Tosin, Madre Justina Inês, Carlos Gomes, Santa Mônica e Sagrado Coração de Jesus.

Um dia antes, na quinta-feira, dia 6, cerca de 30 alunos do 5º ano de escolas de Pinto Bandeira também participaram de uma solenidade no Salão Paroquial do Município.

No mês de novembro, no dia 28, em Carlos Barbosa, no Ginásio Municipal Eduardo Dobner, do bairro Triângulo, mais de 80 alunos receberam certificados de conclusão de participação dos encontros do programa. Um pouco antes, no dia 11 de setembro, Bento Gonçalves formou 150 alunos de cinco escolas: EEEF Anselmo Luigi Piccoli (CIEP); EEEF Ângelo Chiamolera; EEEF José Farina; EMEF Anselmo Luigi Piccoli e EMEF Agostinho Brun.

De acordo com a responsável pelo comando do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), capitã Helena Santana, foi comprovado que o Proerd traz resultados durante as fases da vida de quem participa do programa.

“Quando a gente sabe que o programa dá resultados extraordinários, porque já foi comprovado que crianças que passam pelo Proerd, quando adolescentes e até na vida adulta, não se envolvem com drogas, a gente vê a importância do programa. “, disse.

Por outro lado, a capitã explica que muitos municípios gostariam de ter o Proerd, mas não é possível em virtude da falta de policiais especializados para trabalhar em sala de aula.

“Na verdade vários municípios gostariam de ter o programa, mas a gente também tem carência de instrutores. Nós precisamos de policiais especializados que passam por um curso de formação para poder trabalhar com essas crianças em sala de aula. A gente tem conseguido trabalhar em vários municípios, mas o ideal seria que nós conseguíssemos expandir o programa porque ele é muito interessante e traz ótimos resultados”, pontua.

O Proerd tem como missão ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Um dos principais objetivos do programa é desenvolver nos jovens estudantes diferenciais que permitam evitar influências negativas nas questões relacionadas às drogas e a violência, promovendo os fatores de proteção.

Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido