A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove nesta segunda-feira (10), a última edição do curso sobre gestão florestal do bioma Mata Atlântica. O evento ocorre das 9h às 16h e será ministrado pelo chefe da Divisão de Licenciamento Florestal (DLF) da Sema, Diego Melo Pereira, na Fundação Casa das Artes, no município de Bento Gonçalves.
A capacitação é voltada a agentes municipais de prefeituras da região que firmaram termo de cooperação com a Sema. De acordo com o convênio, a Sema é responsável por prestar orientações técnicas aos municípios que assumiram a competência para fazer o licenciamento e a fiscalização florestal.
Conforme Pereira, o convênio garante autonomia ao município para o planejamento territorial, já que a intervenção em remanescentes florestais no Bioma Mata Atlântica é competência estadual, sendo delegada ao município por convênio. O chefe da DLF revela que os agentes que participarem do curso também receberão instruções sobre as diretrizes do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e subsídios para a elaboração dos planos municipais de conservação e restauração da Mata Atlântica.
A Sema promoveu oito edições regionais do curso nos municípios de Estrela, Ibirubá, Osório, Pelotas, Santa Maria, Seberi, Tapejara e Vacaria. Encerra o calendário dos cursos de 2018 com a nona edição em Bento Gonçalves, tendo capacitado aproximadamente 350 técnicos dos municípios conveniados.
Os cursos foram viabilizados com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), com projeto aprovado pelo Conselho Gestor no orçamento de 2018, que visa ao nivelamento técnico das diretrizes de gestão florestal dentro dos limites municipais, cuja cobertura vegetal abrange as restrições impostas pela Lei da Mata Atlântica.
Fonte: Ascom Sema
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor