O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou cerca de 30 alunos do 5º ano de escolas de Pinto Bandeira, na noite desta quinta-feira, dia 6. O evento aconteceu no Salão Paroquial do Município e reuniu autoridades e comunidade em geral.
Conforme a instrutora das turmas, a soldado da Brigada Militar, Beatriz Klockner, as aulas do Proerd iniciaram em agosto tendo o encerramento agora em dezembro. Ela explica que são dez lições sobre as mais variadas formas de tomar decisões seguras e responsáveis, enfatizando que os alunos precisam ser firmes nas respostas e dizer não às drogas.
“Em Pinto Bandeira nós iniciamos as aulas em agosto e findamos agora em dezembro. As aulas contém dez lições, e das mais variadas formas, nós passamos para os alunos que eles tomem decisões seguras e responsáveis. A maior missão do Proerd é levar para eles, que necessitam ser firmes nas respostas e dizer não às drogas, pois com essa atitude deles, fortalecem o seio familiar, a sociedade e com isso a gente consegue construir juntos um mundo melhor”, pontua.
Para Willian Mateus Butek Andrade, de 10 anos, aluno da escola Professor José Pansera, o período de duração do programa foi bastante proveitoso e a ideia é compartilhar com outros amigos a mensagem do Proerd.
“Foi muito legal porque eles ensinam que não pode usar drogas. O que me chamou muita atenção também foi os assuntos sobre o bullying. Hoje receber a medalha e o certificado me deixaram muito feliz, me emocionei, quase chorei”, disse sorrindo.
“Vou compartilhar o que aprendi com outro amigos, com outros colegas, com todos que eu puder”, finalizou.
O Proerd tem como missão ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Um dos principais objetivos do programa é desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas nas questões relacionadas às drogas e a violência, promovendo os fatores de proteção.
A formatura em Pinto Bandeira também contou com a presença do Leãozinho, que é o mascote do Proerd, interpretação da música tema, apresentação do coral de canarinhos da cidade, comandados pelo professor Celso Fortes e entrega de três bicicletas para os alunos destaques do período.
Assista a entrada dos formandos para a solenidade:
Assista parte da apresentação do coro de canarinhos do município:
Assista a interpretação da música tema pelos formandos:
Clique na imagem para ampliar:
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos