Após quase um ano de formação, 24 associados da Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança receberam na terça-feira, dia 4, durante o Evento de Final de Ano da Fecovinho, em Farroupilha, o certificado de aptidão a futuros conselheiros da Cooperativa.
A formação dos associados é fruto do Programa de Formação “Cooperação para o Fortalecimento da Vitivinicultura Familiar na Serra Gaúcha – Módulo Futuros Conselheiros”, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP, execução da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e promoção da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho.
Os associados tiveram ao total 88 horas de aula por 10 meses desde o último ano, ministradas por professores da ESPM nos mais diversos temas, todos voltados ao desenvolvimento do cooperativismo e gestão da Cooperativa, para que ao fim da formação os associados pudessem estar capacitados a assumirem cargos nos conselhos da Cooperativa.
A demanda do curso foi do próprio presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, que exige que o associado que deseje se candidatar às vagas dos Conselhos deva estar preparado para assumir tal cargo.
“É visível a necessidade constante de qualificação da gestão cooperativista em todos os níveis, por isso, a execução do curso foi uma decisão estratégica da Cooperativa Nova Aliança visando a qualidade da gestão através dos donos da Cooperativa”, comenta Alceu.
Além disso, a Cooperativa vê a realização do curso como uma forma de aproximar e fortalecer a permanência do jovem no campo e junto à Cooperativa, pois dos 24 formandos, 9 associados têm até 35 anos.
Para o associado Jucemar Zanco, 33 anos, o curso foi muito bem desenvolvido e trouxe conhecimento de grande importância. “Muito dos assuntos que vimos eu já estou colocando em prática, assim como percebi a importância do meu papel perante a cooperativa. Todos os associados com certeza terminaram o curso com muito êxito”, finaliza Zanco.
A parceria entre o SESCOOP, ESPM e Fecovinho acontece desde 2017 e realiza mais dois módulos, para os técnicos das áreas enológica e agrícola, e para dirigentes e executivos. O curso para futuros conselheiros já foi demandado por outras duas cooperativas filiadas a Fecovinho para 2019 e 2020.
A Federação das Cooperativas Vinícolas do RS é sediada em Farroupilha, tem atualmente 6 cooperativas filiadas num total de 4 mil associados, mais de mil colaboradores e possui 34% da comercialização dos produtos envasados do Setor Vitivinícola.
Fonte: Fecovinho
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro