Requisições de seguro desemprego tem queda de 18%, diz Sine de Bento

O número de pessoas dando entrada no seguro-desemprego caiu em Bento Gonçalves no ano de 2018, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A notícia é positiva, afinal indica que as demissões formais estão diminuindo.

De acordo com Sandro Castagnetti, coordenador da agência FGTAS/Sine de Bento Gonçalves, mesmo faltando um mês para o término do ano, é possível afirmar que a queda no percentual de busca pelo benefício é de cerca de 18%.

“Analisando os dados que eu tenho, o ano de 2018 apresenta um decréscimo no seguro desemprego de Bento em relação a 2017, e podemos afirmar esse dado mesmo faltando um mês para o fim do ano, com uma probabilidade de queda aproximada de 18%”, projeta.

Segundo Castagnetti essa queda representa a insegurança dos trabalhadores em buscar novas oportunidades e o medo da falta de empregos.

”Representa que as pessoas estão ficando nos seus empregos. Devido a crise, as pessoas não querem se aventurar buscando outras oportunidades, principalmente devido a falta de empregabilidade, e assim acabam ficando nos seus empregos”, explica.

Questionado sobre uma comparação entre a busca pelo seguro e a busca por vagas de trabalho, o coordenador afirma que em 2018, o número de pessoas que procuraram por oportunidades de emprego em Bento é maior do que o percentual de quem buscou o benefício.

” Sem dúvidas, hoje a busca é maior por empregabilidade, por mais vagas de emprego”, afirma.

Castagnetti também destacou as profissões mais contratas no Sine de Bento Gonçalves:

“Um levantamento que realizamos apresenta que as profissões mais contratas são abatedor de aves, devido aos frigoríficos aqui do entorno da região, alimentador de linha de produção e auxiliar de limpeza. Não temos um número preciso, mas são as três mais elencadas”.

Ao todo, no período compreendido entre janeiro e outubro deste ano, Bento Gonçalves registrou 14.967 admissões e 13.816 desligamentos, uma variação absoluta de 1.151. Com relação ao seguro desemprego, em todo o ano de 2017 foram registradas 6.400 requisições. Já entre janeiro e novembro de 2018, 5059 pessoas solicitaram o benefício.

error: Conteúdo Protegido