Bento Gonçalves, por meio da valorização da agricultura familiar, tem se consolidado como um dos municípios que mais possuem agroindústrias do Estado e é referência em questões de desburocratização, fiscalização e organização na área. O resultado deste trabalho foi comprovado nesta segunda-feira, 26, com a premiação do Prefeito Empreendedor do SEBRAE. O Município conquistou a categoria “Pequenos Negócios no Campo”, com o projeto Selo Sabor de Bento.
O incentivo à produção das agroindústrias familiares é uma marca da atual gestão. O Selo Sabor de Bento foi criado em 2013, com a finalidade de agregar valor aos produtos e estimular o consumo, por meio da certificação de qualidade. O selo apresentou uma marca para os produtos locais, gerando uma identificação da comunidade. Atualmente, 25 agroindústrias integram a iniciativa e mais seis estão em processo de regulamentação.
O projeto ainda envolve outras ações, entre elas está à regularização das agroindústrias familiares, por meio da criação de legislação que facilita aos produtores a legalização e a redução das taxas a serem pagas, horas máquinas, qualificação dos agricultores, entre outras iniciativas.
O prefeito Guilherme Pasin comemorou o resultado. “Esse prêmio é o resultado do trabalho de homens e mulheres que se dedicam para qualificar seu negócio e produzir produtos com a cara de Bento. O projeto Selo Sabor de Bento é muito mais do que ações no interior, é o cuidado, a preocupação e a atenção com nossos agricultores. Parabéns aos envolvidos neste projeto”, disse.
O Selo Sabor de Bento é resultado de uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica (Emater) e Vigilância Sanitária.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025