No trecho sob a responsabilidade da Delegacia de Lajeado, durante a semana entre 19 e 25 de novembro, um total de 19 pessoas sofreram ferimentos em acidentes de trânsito. Cinco delas morreram: três no local do acidente, uma no hospital e uma a caminho dele.
Segunda-feira, na BR-386, em Vitor Graeff, o condutor de um Jeep Grand Cherokee de Bombinhas-SC seguia no sentido interior-capital, quando invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente em uma Hilux de Tramandaí. No Jeep, havia dois ocupantes, os quais ficaram gravemente feridos. Na Hilux, estava o motorista, que veio a óbito a caminho do hospital, e três passageiros. Destes, um teve ferimentos leves, um ficou ileso e uma mulher morreu no hospital.
Na sexta-feira, no km 335 da BR-386, em Marques de Souza, o condutor de um Honda Civic de São Jerônimo transitava no sentido interior-capital, e acabou invadindo a faixa contrária, colidindo de frente com um ônibus emplacado em Porto Alegre, que se deslocava da capital para Santa Rosa. O motorista e os 45 passageiros do ônibus não se feriram, mas o condutor – e único ocupante – do automóvel veio a óbito ainda no local. O homem tinha 40 anos e residia em São Jerônimo.
No sábado, outra colisão frontal que resultou em morte. Desta vez no km 257,4 da BR-386, em Soledade. O motorista de um Peugeot RCZ de Palmeira das Missões vinha no sentido interior-capital, quando invadiu a pista contrária e colidiu em um caminhão M.Benz Atego com placas de Arroio do Meio. O motorista do caminhão, de 68 anos e morador de Arroio do Meio, não teve ferimentos, assim como o passageiro do veículo. Já o condutor e único ocupante do automóvel morreu no local. Ele era de Palmeira das Missões e tinha 50 anos. Os pneus do Peugeot estavam com desgaste excessivo e chovia no momento do acidente.
Já no domingo, no km 342,8 da BR-386, em Lajeado, um homem de 43 anos, morador de Lajeado, foi atropelado por um caminhão que transitava no sentido interior – capital e não permaneceu no local. As circunstâncias estão sendo apuradas, mas testemunhas relatam que o pedestre teria se projetado repentinamente à frente do caminhão, causando a impressão de ação proposital, hipótese reforçada pela ausência de sinais de frenagem.
Durante as ações de combate ao crime, a Polícia Rodoviária Federal flagrou dois homens transportando aves silvestres. O fato aconteceu às 15h30 de segunda-feira, no quilômetro 340 da BR-386, em Lajeado. No interior de um GM Vectra com placas de Caixas do Sul foram localizados, acondicionados em caixas preparadas para o transporte, cinco trinca-ferros, um coleiro e dois canários da terra. Os dois ocupantes do automóvel alegaram que estavam vindo de Cascavel-PR, e que foram a Foz do Iguaçu-PR realizar compras. Relataram, ainda, que compraram as aves em Cascavel e as levariam para Caxias do Sul. Nenhum animal tinha procedência ou documentação do Ibama, porém estavam com anilhas. A Patram compareceu ao local, verificando que as anilhas eram falsas. Diante dos fatos, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência pela Partam, e os animais foram encaminhados ao Ibama. Os homens responderão por crime ambiental.
No decorrer da semana, foram fiscalizados 465 veículos e lavrados 114 autos de infração. O teste do etilômetro foi realizado em 183 motoristas. Um deles estava dirigindo sob o efeito de álcool. A PRF também realizou 31 auxílios a motoristas e 189 abordagens educativas.
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família