O Dia Mundial de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day, em inglês, foi celebrado nesta quinta-feira, dia 22, na Casa das Artes, em Bento Gonçalves e reuniu jovens, crianças de escolas do município além de religiosos, autoridades e representantes de entidades.
Para o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), Leonir Olimpio Razador, esse é um dia de agradecimento, em que além de expressar gratidão a Deus, as pessoas demonstram gratidão entre elas por tudo de bom que receberam ao longo do ano.
“Nós estamos vivendo um momento especial, celebrando, agradecendo a Deus pela vida que nós temos. Acreditamos que esses momentos permitem que nós continuemos na caminhada, vejamos o mundo de uma forma diferente e tenhamos uma ação. É um momento de agradecer por tudo que temos, não apenas pedir, mas agradecer principalmente”, disse.
O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e também do Canadá, juntamente com o Natal e o Réveillon. Segundo o coordenador da seccional Bento do Conselho de Ensino Religioso (Coner), padre Vitor Cittolin, a data já é tradicionalmente celebrada na cidade com as escolas.
” Este dia é comemorado de diferentes formas e maneiras pelo mundo e nós aqui em Bento Gonçalves, há alguns anos temos esse tradicional evento de reunirmos algumas turmas de algumas escolas para um momento de apresentações, de reflexão. É um momento para garantir que os estudantes tenham liberdade religiosa, respeito com a religião e garantir também que nas escolas haja ensino religioso com qualidade, não o ensino de determinada religião, mas o estudo e a compreensão da cultura religiosa na humanidade”, explica.
O coordenador estadual do Coner, Eliesér Moraes, destacou a importância da data para reunir as diferentes tradições religiosas em prol do agradecimento a Deus.
“O Coner tem exatamente essa função, reunir as diferentes religiões e juntos celebrarmos para agradecer a Deus, com as igrejas, com as escolas, com as crianças e com os adolescentes, que são a esperança do nosso país, a esperança da nossa cidade, da nossa nação. Nós temos que ser gratos. Essa união é para juntos fazermos o melhor para nossa sociedade”.
No início, a comemoração era feita no outono. Isso aconteceu em 1621, quando as pessoas organizaram uma festa para celebrar a colheita produtiva após terem tido um inverno bastante rigoroso. Desde então, todos os anos havia festa para agradecer as boas colheitas.
Em 1863, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças.
A data foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949. No entanto, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças no país. Essa comemoração fica a cargo de algumas igrejas e de famílias.
A manhã de atividades em Bento Gonçalves finalizou com as apresentações musicais dos seguintes educandários: EEEM Mestre Santa Bárbara, EMI Espaço dos Sonhos, EEEF José Farina, EMEF Fenavinho, EEEF Angel Chiamolera, Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, EMEF Professor Agostino Brun e EEEF Anselmo Luigi PIcolli.
O evento é uma realização do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Texto: Airton Ferreira
(Fotos: Airton Ferreira e Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Bento Gonçalves)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor