O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência iniciou no mês de Agosto, deste ano, o Projeto Samuzinho na escola, com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes em idade escolar sobre a importância e o funcionamento do serviço, com o intuito de reverter o alto número de ligações falsas (trotes) recebidas pela central 192.
Finalizado no mês de Novembro, o projeto teve a participação de 935 alunos do 8º e 9º anos das escolas municipais. Na ocasião, os estudantes receberam orientações sobre o que é, como funciona, como e quando chamar o SAMU, através de vídeos educativos e palestra interativa.
Os alunos também foram orientados em como agir em situações de urgência e emergência. Os temas abordados foram crise convulsiva, desmaio, engasgo, parada cardiorrespiratória e vítimas de trauma. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer como é o interior da ambulância do SAMU e os seus equipamentos.
Para a coordenadora do SAMU, enfermeira, Mirian, “a aproximação das crianças e adolescentes do trabalho do SAMU é muito importante porque eles são propagadores das informações recebidas as suas famílias e para a comunidade”, enfatiza.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação SMS
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos