A Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF), visando a transparência nas contas públicas e o combate ao mal uso do dinheiro público, realizou, em todos os municípios e estados brasileiros duas avaliações baseadas em questionário desenvolvidos pela Estratégia Nacional de Combate à Corrução e Lavagem de Dinheiro (Encla). A primeira avaliação foi realizada entre os dias 08 de setembro e nove de outubro de 2010. Já a segunda, foi realizada entre os dias 11 de abril e 27 de maio de 2016.
A avaliação selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas referentes ao cumprimento de leis relacionadas à transparência. Entre as questões a pesquisa solicitava se há no site informações sobre receitas e despesas dos últimos seis meses, incluindo a natureza, o valor de previsão e o valor arrecadado/gasto; a íntegra dos editais de licitação; resultado dos editais de licitação; divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público; divulgação de diárias e passagens por nome do favorecido, contando data, destino, cargo e motivo da viagem.
Na primeira avaliação, realizada em 2015, Bento Gonçalves ficou na posição 2.373 entre os 5.567 municípios brasileiros e 383 entre os 498 municípios do Estado, com nota 4,6, posição que foi contestada pela Procuradoria Geral do Município, que recebeu parecer favorável com relação à contestação. Já na segunda avaliação, a posição passou para 745 no país e 181 no Estado, com nota 8,4. A evolução apresentada pelo município foi de 82,6%.
“Sempre fomos proativos no sentido de adequar o portal da transparência. Buscamos com frequência junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) informações sobre as melhores práticas de transparência e periodicamente atualizamos nosso sitio adicionando novas informações seguindo as normais da Lei de Acesso à Informação (LAI) com banners e links que agilizem e otimizem a busca de informações por parte dos cidadãos”, enfatiza o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), Roberto Carraro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Vacina contra o HPV pode ser realizada até o dia 31 de julho nas Unidades de Saúde de Bento
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul