Novo foco do mosquito Aedes Aegypti localizado no bairro Aparecida em Carlos Barbosa

Nesta semana, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha, convocando todos a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti.

Em Carlos Barbosa, no decorrer de 2018, focos foram identificados e confirmados como sendo do mosquito, em diferentes pontos. A partir disto, diversas ações foram promovidas pela Administração Municipal, dentre encontros em bairros, palestras nas escolas, ações educativas e realização do Programa Bota Fora, trimestralmente.

Mesmo assim, na última terça-feira, 13, ocorreu a confirmação de novas larvas, coletadas em uma caixa d’água descoberta em uma residência localizada na rua Júlio de Castilhos, no bairro Aparecida. Este já é o décimo foco positivo encontrado pelas equipes de Vigilância da Secretaria Municipal da Saúde. Conforme ressalta a Secretária Letícia Lusani, o período de verão é o mais propício à proliferação do mosquito, em virtude das chuvas, mas ressalta que é importante não descuidar nenhum dia do ano. Além disso, salienta a importância de falar com vizinhos, amigos e familiares, visto que através de ações simples é possível combater o mosquito Aedes Aegypti.

Assim, a Administração Municipal reforça que atitudes simples, como não deixar água parada ou nada que possa servir de criadouro para o mosquito, sejam efetuadas. Pequenas ações podem auxiliar muito no combate ao Aedes, como: guardar pneus sob abrigos ou cobertos, fechar caixas d’água, tonéis e latões, escovar bebedouros de animais, evitar o acúmulo de água nos pratos de plantas, enchendo-os com areia, manter desentupidos ralos, canos, toldos e marquises, tratar a água da piscina durante todo o ano, fechar bem sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada.

Além disso, no mês de dezembro ocorre a 4ª edição do Bota Fora deste ano, com o objetivo de recolher e eliminar materiais possíveis criadouros da larva do mosquito. Através deste, nas datas informadas abaixo serão recolhidas latas, tonéis, caixas d’água quebradas e pneus, materiais que devem ser deixados em frente das residências na véspera da coleta. Confira o cronograma:
2018_11_14_1542203400
Fonte e foto: Município Carlos Barbosa
error: Conteúdo Protegido