Na manhã desta terça-feira dia 13, foi realizada a formatura de homenagem aos 43 anos do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM), em Bento Gonçalves. A solenidade ocorreu na sede do batalhão, onde hoje também está instalada a 8ª Companhia de Comunicações (8ªCIACOM).
Estiveram presentes autoridades, politicas, civis e militares de diversas autarquias, entre eles o prefeito Guilherme Pasin e o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BI Mtz), a qual o 6º BCOM é subordinado, general de Brigada Ernesto de Lima Gil.
O general destacou a importância que o batalhão e principalmente o Exército Brasileiro como um todo tem no desenvolvimento do município e na região “pra nós é uma satisfação muito grande o exército estar presente aqui na cidade de Bento Gonçalves, inicialmente através do 1º Batalhão Ferroviário e hoje com o 6º BCOM, que tem uma importância muito grande aqui pra cidade e para os militares que exercem diversas atividades, não só na área militar, mas em outras áreas também”
O comandante do 6º BCOM, coronel Nelson Marinho de Bastos jr, se disse emocionado por estar a frente do batalhão, e agradeceu a todos que fazem parte da historia do quartel “realmente é uma data muito importante, eu confesso que estou até emocionado, porque na verdade hoje são 43 anos do BCOM, mas é um dia de a gente lembrar a história do exército aqui na cidade. Nós parabenizamos a todos aqueles que um dia serviram aqui, que construíram essa história aqui conosco”.
Histórico do 6º Batalhão de Comunicações
As instalações ocupadas pelo 6°BCom remontam às do 1°Batalhão Ferroviário (10°BEConst) que, vindo de Santiago-RS, permaneceu em Bento Gonçalves no período de 25 fevereiro de 1943 a 28 de fevereiro de 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações de Exército (3°BCom) que, vindo de Rio Negro-PR, ocupou provisoriamente o aquartelamento entre 16 de março de 1971 a 22 fevereiro de 1976.
Antes de ser denominado 6°Batalhão de Comunicações, era nomeado de 6°Batalhão de Comunicações Divisionário, antigo 6°BComDiv, a nomenclatura foi alterada pela portaria n° 364 do Comandante do Exército, de 9 de julho de 2003. A partir de 1°de novembro de 2014, passou a apoiar à 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, pois teve sua subordinação alterada devido a desativação da 6ª Divisão de Exército, a quem prestava apoio de comunicações.
A portaria n° 087-EME, de 28 de abril de 2015, aprovou as diretrizes para a Reestruturação do 6° Batalhão de Comunicações e as portarias n° 707 e n° 708, de 23 de junho de 2015 aprovaram as diretrizes para a criação e respectivamente, das Companhias de Comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro