Está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) o Calendário Escolar para o Ano Acadêmico de 2019, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O documento apresenta os feriados e períodos letivos do ano e as datas de processos de matrícula e outras datas acadêmicas da UFRGS e do Colégio de Aplicação. Destaca-se a mudança do período de realização das provas do Vestibular, que tradicionalmente é em janeiro: o vestibular para ingresso em 2020 será realizado em novembro de 2019, em dois finais de semana subsequentes, nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. É importante salientar que o Vestibular 2019, cujas inscrições estão abertas até as 23h59min desta segunda-feira, 12, não tem alteração, e as provas ocorrerão em janeiro (dias 06, 07, 08, 09), conforme o edital publicado na página da COPERSE.
A antecipação da data de aplicação das provas do vestibular faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela Universidade para otimizar os processos de matrículas e a ocupação das vagas. Desta forma, a UFRGS terá mais tempo para as análises de documentos e aferições exigidas aos candidatos classificados para ingresso pelo Programa de Ações Afirmativas e também poderá fazer mais chamamentos para ocupação de vagas remanescentes. Entre outras medidas adotadas visando a implementação de melhorias nas matrículas, estão a redução do número de documentos de comprovação de renda do candidato classificado para as cotas socioeconômicas e a definição prévia de todo o cronograma de chamamentos. Todas as orientações relativas ao ingresso em 2020 constarão no edital do respectivo vestibular, cuja publicação ocorrerá em meados de 2019.
O período letivo do primeiro semestre de 2019 começará na semana seguinte ao feriado de Carnaval, em 11 de março. O segundo semestre terá início em 12 de agosto e término em 11 de janeiro de 2020. As três semanas de férias entre o primeiro e o segundo semestres acadêmicos são o prazo necessário para os processos de divulgação de conceitos e de matrículas.
Fonte e foto:
Hospital Geral alerta para os perigos da sepse, uma das principais causas de morte em ambiente hospitalar
HOMEM MORRE PRENSADO ENTRE DOIS CAMINHÕES, EM CASCA
Camerata Presto leva As Quatro Estações para Bento Gonçalves