Subsidiar a abordagem do tema trânsito na rede escolar do Rio Grande do Sul. Este é o objetivo do caderno pedagógico sobre educação e segurança no trânsito, elaborado para qualificar a parceria entre a Escola Pública de Trânsito do Detran RS e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), que prevê capacitações para multiplicadores. O material foi lançado no II Seminário Estadual da Cipave, realizado nesta terça-feira (6), na Feevale, em Novo Hamburgo. A ideia é subsidiar o trabalho de professores da rede regular de ensino como agentes multiplicadores com potencial para desenvolver um trabalho contínuo com o tema trânsito.
O caderno pedagógico está disponível para download no site www.detran.rs.gov.br (banner Material Pedagógico) e reforça a pertinência de se trabalhar a temática nas escolas e as delimitações do assunto. Aborda também a forma como o trânsito é organizado para o compartilhamento do espaço público, as regras de circulação e o papel de cada participante – condutor, pedestre, ciclista, passageiro, motociclista. São apresentados também subsídios para a elaboração de ações educativas pelos professores, fomentando a compreensão de que o trânsito se constitui em espaço importante de convivência social constituído por relações de respeito mútuo e de cooperação.
Além do caderno, também está disponível para download uma cartilha com sugestões de recursos pedagógicos para utilização em sala de aula. Histórias adaptadas, jogos, músicas, vídeos e recursos virtuais são apresentados. Há ainda a proposta de atividades para a problematização de situações e acompanhamento dos alunos, abordando comportamentos solidários e de respeito à vida, cooperando para a formação de cidadãos, na sua mais ampla acepção.
Clique aqui para ler o Caderno Pedagógico Educação para o trânsito nas escolas.
Clique aqui e veja as sugestões de Recursos Pedagógicos.
Sobre a Cipave
O Rio Grande do Sul, por meio da Seduc e parceiros, possui o programa denominado Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), cuja finalidade é combater a violência e evitar acidentes envolvendo estudantes, trazendo para o debate todos os envolvidos no processo educativo. A partir das comissões e suas constatações acerca dos problemas que preocupam a escola, surgiu a necessidade de formar uma “rede de apoio”. Utilizando os canais e a expertise já consolidados por essas comissões, a Escola Pública de Trânsito do Detran RS encontra suporte para propor a inserção do tema trânsito nas escolas da rede pública estadual.
A inclusão da educação para o trânsito como tema transversal nas escolas pretende mudar a cultura de violência no espaço público, buscando a sistematização, a continuidade, a interdisciplinaridade e a construção de valores éticos e morais fundamentais para a formação cidadã e a transformação social. Para compreender a realidade e modificá-la, a participação dos professores é estratégica devido à sua experiência em sala de aula e ao seu vínculo com a comunidade escolar e com o entorno da própria escola.
Fonte: Palácio Piratini
Segundo dia da Semana do Rock, em Bento, conta com Cronovisor, tributo-espetáculo com canções ao vivo da Legião Urbana
Atividades da campanha do Julho Amarelo serão realizadas neste sábado, 13, na Via Del Vino
Cooperativa Vinícola Garibaldi prospecta negócios em circuito intenso de feiras setoriais