A Polícia Rodoviária Federal encerrou às 23h59 de domingo (04) a Operação Viagem Segura – Finados, a qual teve início na quinta-feira (01).
Na região de abrangência da Delegacia em Lajeado (trecho entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e parte da BR-470) houve um aumento significativo no fluxo de veículos, o qual se deu, especialmente, no sentido capital-interior, na saída para o feriado (quinta-feira à noite e sexta-feira pela manhã), e no sentido interior-capital durante o retorno (no domingo, a partir da metade da tarde até aproximadamente 21h30). Mais uma vez, houve lentidão no trânsito em alguns momentos, especialmente nas imediações do km 427 da BR-386, local onde existe um estreitamento devido às obras na Ponte sobre o Rio Caí.
Durante a operação, foram fiscalizados 502 veículos e confeccionados 116 autos de infração. O teste do etilômetro foi realizado em 201 condutores. Todos os testes tiveram resultado negativo. As ações de Educação para o Trânsito tiveram destaque, com 197 pessoas atendidas durante as abordagens em automóveis e ônibus.
O único acidente que resultou em lesões nos envolvidos aconteceu na sexta-feira (02), por volta das 7h, no km 218,8 da BR-386, em Tio Hugo. O condutor de um Renault/Logan com placas de Passo Fundo cruzava a via para acessar o trevo de Ibirapuitã e cortou a frente de um VW/Jetta emplacado em Sapiranga, que se deslocava no sentido capital – interior. O motorista do Jetta chegou a frear o veículo, mas não conseguiu evitar a colisão. O condutor do Logan teve ferimentos leves e a passageira ficou gravemente ferida. No Jetta, dois passageiros ficaram feridos levemente e um com maior gravidade. Os feridos foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. A passageira do Logan, de 80 anos, veio a óbito a caminho do hospital.
Comparativo
Em 2017, o feriado de Finados foi em uma quinta-feira e a operação ocorreu entre os dias 01 e 05 de novembro. No período, ocorreram cinco acidentes com feridos. No total, nove pessoas tiveram ferimentos leves e uma ficou ferida gravemente. Na operação em 2018, que ocorreu entre 01 e 04 de novembro, aconteceu um acidente que resultou em lesões nos envolvidos. Foram cinco feridos no total, sendo duas pessoas com maior gravidade. Uma delas morreu a caminho do hospital.
Balanço da Semana (de 29/10 a 04/11)
No trecho sob a responsabilidade da Delegacia de Lajeado, durante a semana entre 29 de outubro e 04 de novembro, aconteceram três acidentes que causaram lesões nos envolvidos. Seis pessoas tiveram ferimentos leves e duas ficaram feridas com maior gravidade.
O acidente mais grave aconteceu por volta das 7h de sexta-feira, no km 218,8 da BR-386, em Tio Hugo. O condutor de um Renault/Logan com placas de Passo Fundo cruzava a via para acessar o trevo de Ibirapuitã e cortou a frente de um VW/Jetta emplacado em Sapiranga, que se deslocava no sentido capital – interior. O motorista do Jetta chegou a frear o veículo, mas não conseguiu evitar a colisão. O condutor do Logan teve ferimentos leves e a passageira ficou gravemente ferida. No Jetta, dois passageiros ficaram feridos levemente e um com maior gravidade. Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. A passageira do Logan, de 80 anos, veio a óbito a caminho do hospital.
Na tarde de terça-feira, no km 340 da BR-386, em Lajeado, a PRF flagrou um homem utilizando CNH falsa. O condutor de um caminhão com placas de Salto do Jacuí compareceu na Unidade Operacional da PRF, solicitando informações sobre o trajeto a Portão. Após passar a informação, os policiais solicitaram a CNH do motorista, constatando diversos detalhes que comprovavam a falsificação. O homem disse que comprou o documento em Brasília, de uma pessoa que trabalhava num CFC. Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Santa Cruz do Sul.
No decorrer da semana, foram fiscalizados 724 veículos e confeccionados 166 autos de infração, a maior parte deles pela falta do uso dos faróis baixos acesos, não utilização do cinto de segurança e ultrapassagens irregulares.
Por volta das 09h45 de domingo, no km 424 da BR-386, em Montenegro, a PRF abordou o condutor de uma BMW 528I XG31 emplacada no Rio de Janeiro. O veículo tinha 27 multas vencidas, no valor de mais de R$ 5 mil, e o seu último licenciamento era de 2015. O motorista foi novamente autuado e o automóvel removido a depósito credenciado pelo Detran.
Um total de 288 condutores passaram pelo teste do etilômetro e um deles foi flagrado dirigindo sob a influência de álcool. Foram realizadas 276 abordagens educativas e 46 auxílios a motoristas.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da PRF
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES