Relatório do IEMI, encomendado pela Movergs, também revela que apenas em agosto a produção de móveis foi 14,7% superior a julho
O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’, do IEMI – Inteligência de Mercado, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), apresenta crescimento de 3,0% da produção industrial moveleira do Rio Grande do Sul no acumulado do ano, de janeiro a agosto. No mês de agosto, a produção de móveis no Estado foi de 7,6 milhões de peças, resultado de alta de 14,7% em relação a julho.
Diferentemente de agosto, quando as exportações aumentaram 25,8%, atingindo US$ 17,8 milhões, no mês de setembro houve um recuo das exportações de 3,3%, resultando em US$ 17,2 milhões.
Como países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul, em setembro, o Peru ficou em primeiro lugar, com 20,9% dos valores, seguido pelo Reino Unido com 12,0% e pelo Chile, com 11,7%.
Já no acumulado do ano, de janeiro a setembro, dos valores exportados pelo Rio Grande do Sul, o principal destino das exportações foram os Estados Unidos com 14,6%, seguido pelo Uruguai, com 14,4% e o Peru em terceiro, com 14,3%.
Em se tratando de vendas do comércio varejista de móveis, o Rio Grande do Sul registrou queda de 1,3% em volume e baixa de 1,6% em valores. No acumulado do ano, o varejo em volume apresentou crescimento de 2,0% e alta de 2,9% em valores das receitas.
Fonte: Adri Silva Comunicação
Foto: Jeferson Soldi/Arquivo
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família