Mais de 25% dos exames disponibilizados não são realizados por falta do paciente em Veranópolis

Dados apurados pela Secretaria da Saúde de Veranópolis mostram que mais de 25% dos exames disponibilizados e consultas agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não foram realizados.
Os beneficiários retiraram as respectivas autorizações junto ao setor responsável e desistiram sem avisar, não comparecendo para a realização de exames de imagem.

Os números são alarmantes. De janeiro a agosto de 2018 o número de faltosos chega a 209 para exames de ultrassonografias, mamografias, tomografias, radiografias, entre outros. Na tentativa de minimizar o problema, o município fará contato com os pacientes diariamente. A fim de não prejudicar aqueles que estão na fila de espera, por isso o poder público estuda medidas legais para conscientizar e responsabilizar os faltantes.

Mesmo com o descaso dessa parcela dos usuários do SUS de Veranópolis, a Secretaria Municipal da Saúde deve implantar em breve ações que estreitem a comunicação entre o serviço e o usuário para lembrar os pacientes do compromisso.

A Secretária de Saúde, Vanessa Calioni, enfatiza que o problema na demora dos atendimentos poderia ser resolvido com o comprometimento dos pacientes em cancelarem com antecedência mínima de 48 horas os exames que não desejam realizar e/ou não poderão comparecer na data agendada.

“É uma preocupação diária da Administração Municipal atender a demanda da comunidade e buscar novos serviços, visando a resolutividade dos casos. Durante a análise mensal das cotas disponibilizadas dos exames de imagem, percebe-se que a quantidade ofertada é significativa, porém o não comparecimento das pessoas impacta negativamente no ritmo de autorizações e consequentemente, gera fila de espera.

O prestador de serviço contratado, bem como o profissional responsável pelo exame e sua equipe aguardam a pessoa e ela não comparece. O paciente não indo e não se sensibilizando em avisar, está prejudicando quem está aguardando, tirando o lugar de outro e atrasando seu diagnóstico, bem como o tratamento precoce”, afirma a Secretária Vanessa Caglioni. Ser responsável com o serviço público ajuda na construção de uma sociedade melhor e contribui para uma relação saudável, onde os direitos e atribuições são características primordiais.

Fonte: Município de Veranópolis

Foto: Ilustração

error: Conteúdo Protegido