O livro “O Belo Ignorado”, de Fábio Valentin Possamai, será lançado na próxima terça-feira, 30, na Fundação Casa das Artes, às 19h. Com produção de Maria Stefani Dalcin e capa e design gráfico de Nutum Branding (Edson de Souza), o projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura.
A procura da beleza encontrada em lugares, objetos e coisas não comuns. É por meio de versos e imagens que o escritor Fabio Valenti Possamai investiga as formas “desconhecidas” que permeia sua obra de estréia: “O Belo Ignorado”, onde estabelece relações com o conceito do feio e do belo, com uma abordagem filosófica e lírica.
Desde pequeno, as fotos que Fábio tirava eram consideradas estranhas e pouco convencionais. Graças a essa paixão pela fotografia ele começou a registrar paisagens, pessoas e lugares quando embarcou em sua primeira viagem não acadêmica pelos Estados Unidos. O destino escolhido foi o Alaska, em 2014, onde visitou lugares como Anchorage e a Floresta Nacional de Chugach. A cada viagem, em solo norte-americano, que Fábio fazia, ia registrando mais e mais fotos, tornando-se uma tradição. A ideia de unir as fotografias com as poesias foi de usa tia, Neiva Valenti Poletto, e da produtora cultural, Maria Stefani Dalcin.
“O que me guiou, além de uma obsessão quase doentia que tenho por detalhes, foi o fato de tentar demonstrar que a beleza é mais uma questão de ‘como vemos’ do que ‘o que vemos’. Vejo isso como uma tentativa de dar voz ao que é considerado ‘não belo’”, ressalta Possamai.
Dessa forma, o processo de criação dos poemas consistiu em visualizar as fotos e separá-las em duas seções: “Um outro olhar sobre o mundo” e “Um outro olhar sobre Bento Gonçalves”, onde se descortina a jornada pessoal do autor que perscruta e questiona temas ambientais, sociais e culturais como o crescimento desenfreado ou a perda da identidade das cidades.
Neste itinerário as duas linguagens conjugam um poderoso registro de realidades mutantes: “creio que poemas e fotos possuem uma relação muito interdependente. Para mim eles seriam como que complementares. A foto, mais visual e imediata. O poema, mais intimista e de gestação e efeito mais duradouros”, destaca.
Fábio Valenti Possamai
Natural de Bento Gonçalves, possui formação em Biologia e Filosofia. Atualmente mora nos Estados Unidos onde, após ter finalizado seu doutorado em Filosofia no ano de 2016, mora com sua companheira.
Trecho do livro “O Belo Ignorado”:
Branco
Em meio ao silêncio
De uma plácida manhã
Pode a beleza ser fria?
O gélido vento do norte
Soprando traz a resposta
E vejam só, quem diria?
No calor do meu coração
É inverno todo dia
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/Fábio Valenti Possamai
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor