Lideranças políticas e empresariais de Bento Gonçalves e municípios vizinhos, estiveram reunidos em um encontro-almoço realizado no Restaurante Dom Pepe, nesta quarta-feira, dia 24, para tratar da “Rodovia da Serra”. Trata-se da busca de extensão da BR-448 (Rodovia do Parque) entre Esteio e o município de Portão. A proposta visa a pavimentação de 17km, o que permitiria aos condutores da Serra não ingressar na BR-116, no deslocamento até Porto Alegre.
Na oportunidade o deputado federal reeleito Jerônimo Goergen (PP), entregou uma cópia da emenda parlamentar do prolongamento a um dos idealizadores do projeto, empresário e médico Jaime Farina, juntamente com autoridades, como o prefeito Guilherme Pasin (PP), vereadores e apoiadores do projeto, a qual estará sendo protocolada na Bancada Gaúcha.
A Câmara Federal deverá votar até 31 deste mês as prioridades e dentre elas, projetos de relevância para que entrem na LOA – 2019 – Lei Orçamentária Anual. O investimento para o prolongamento é estimado em R$ 1 bilhão, sendo executado por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
“Hoje não tem como viabilizar recurso porque o projeto não existe, por isto a aprovação da emenda coloca o projeto no Orçamento da União, daí sim podemos buscar recursos para o projeto executivo, ambiental, enfim, é um longo trâmite”, afirmou o deputado.
Jaime Farina, que desde 2010 crê nesta bandeira, destacou que “o foco é fazer uma grande mobilização da região para convencer os deputados da importância desta estrada”, comentou.
O prefeito Guilherme Pasin define como ” a busca de um sonho, estamos mobilizados para fazer com que isto saia do papel”.
A implantação da “Rodovia da Serra” servirá 1,2 milhão de pessoas, no escoamento da produção de bens para o porto de Rio Grande e o restante do Estado.
A mobilização tem o apoio da CICs Serra (Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha), CIC de Bento Gonçalves, Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS), SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – entre outras entidades.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana