Dentro da programação da sua Série Interiores, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, OSPA, irá realizar única apresentação, no dia 1º de novembro, às 19h, na Fundação Casa das Artes. O espetáculo é um evento alusivo ao Dia Municipal da Cultura, 5 de novembro, instituído pela lei municipal nº 6.254.
Os músicos interpretam trechos de óperas e música latino-americana, além de trilhas de filmes, sob a regência do maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos são da violoncelista Nora Fortunato.
A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera com a interpretação de trechos de obras de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Pietro Mascagni (1863 – 1945). Ainda na primeira parte do concerto, a solista Nora Fortunato executa ao lado da orquestra o “Concerto para Violoncelo e Orquestra, Op. 53” de Liduino Pitombeira. A obra foi estreada em 2017 pela própria instrumentista em concerto regido por Ernani Aguiar com a Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na sequência, a sinfônica apresenta “Vozes da Primavera”, valsa de Strauss II (1825-1899). Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com “Mourão” de César Guerra-Peixe (1914 – 1993). A expressividade portenha também ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destaca populares trilhas de cinema: “O Poderoso Chefão”, de Nino Rota (1911-1979), e “Piratas do Caribe”, de Klaws Badelt (1967-).
A OSPA é a orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais. Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.
O evento ‘Séries Interiores da OSPA’ é uma realização da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e conta com o apoio da Fundação Casa das Artes, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, da Câmara de Dirigentes Logistas de Bento Gonçalves, do Dall’Onder Hotéis e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc.
PROGRAMA
Leonard Bernstein: West Side Story
Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco”
Luduino Pitombeira: Concerto para Violoncelo e Orquestra, Op. 53
Johann Strauss II: Vozes da Primavera
Pietro Mascagni: Intermezzo Sinfônico
César Guerra-Peixe: Mourão
Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski)
Nino Rota: O Poderoso Chefão
Klaws Badelt: Piratas do Caribe
SERVIÇO
O que: Séries Interiores da OSPA
Quando: 1º de novembro
Horário: 19h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Valor: Entrada Franca mediante a retirada antecipada de ingressos na recepção da Fundação Casa das Artes. No dia do show, junto com o ingresso antecipado, levar um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para pets. Os ingressos estarão disponíveis a partir de quarta-feira, 24 de outubro, às 13h30.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/OSPA/Créditos Maí Yandara
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves