Outubro é sempre muito aguardado pelos enólogos do Brasil. O mês marca o aniversário da Associação Brasileira de Enologia (ABE), criada em 22 de outubro de 1976, data que também festeja o Dia do Enólogo, uma conquista e reconhecimento à profissão no Brasil. Para brindar as comemorações, a entidade realiza desde 2004 o Enólogo do Ano, uma distinção a quem se destaca pela sua atuação no setor. Este ano, o 15º enólogo entra para esta seleta galeria de grandes artistas do vinho. A votação está aberta e segue até 19 de outubro pelo link https://www.enologia.org.br/enologo-do-ano/votacao/. A divulgação e premiação acontecerá em jantar de confraternização no dia 26 de outubro, a partir das 20h, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.
A celebração foi ganhando status ao longo do tempo. Amadurecendo, assim como o vinho, vem reunindo dezenas de enólogos de todo o Brasil. “Há anos este dia é sagrado para os enólogos brasileiros. É quando brindamos o trabalho de um ano, seja na videira, na vinícola ou na entidade. E celebramos tudo isso da forma que mais sabemos fazer: brindando com amigos e colegas de profissão. Escolher o Enólogo do Ano é nosso dever. E ser eleito pelos próprios enólogos amplia ainda mais a importância da distinção”, destaca o presidente da ABE, Edegar Scortegagna.
A divulgação do vencedor acontecerá durante o jantar em comemoração ao Dia do Enólogo e 42 anos da ABE. O enólogo mais votado será premiado com uma viagem com a finalidade de visitar uma feira do setor vitivinícola. A distinção tem o objetivo de enaltecer a trajetória do profissional que, durante sua trajetória, soube conduzir seu trabalho, não só qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais.
Além de ter formação em Enologia e Viticultura, o indicado deve trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter cinco anos de experiência no ramo, estar exercendo a atividade, ter atuação setorial, contemplar inovação tecnológica, ser associado da ABE, no mínimo há três anos, além de estar em dia com a tesouraria. O presidente não pode concorrer. “Este prêmio é uma justa homenagem a todo enólogo que se dedica, incansavelmente, a não apenas transformar a uva em vinho, mas a engarrafar qualidade e emoção, contribuindo para posicionar o Brasil entre os principais produtos mundiais”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.
ENÓLOGOS HOMENAGEADOS
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin
Enólogo do Ano 2014 – Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
Enólogo do Ano 2016 – Flávio Zílio
Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Arquivo ABE
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone