Na véspera das Eleições 2018, o marco deste pleito foi a internet. O sentimento de quem utiliza as redes sociais compartilhando preferências, conteúdo, e até fake News (notícias inverídicas) é de que o mundo virtual está cada vez mais forte. Esta é a percepção também do coordenador do gabinete eleitoral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, promotor eleitoral Rodrigo Zilio.
“As Redes Sociais passaram a ser as grandes protagonistas na propaganda eleitoral, na medida que se passou a não conviver diariamente com a propaganda que havíamos nos acostumados, na rua”, destacou.
Desde 16 de agosto a legislação eleitoral permitiu a propaganda eleitoral na internet, com a livre manifestação do pensamento do eleitor identificado ou identificável, desde que respeite à honra de terceiros.
E este tem sido um desafio a cada pleito. Conforme o promotor “são as mais diversas representações ajuizadas no Tribunal Regional Eleitoral, 90% são irregularidades na internet”, disse.
Nesta eleição, por exemplo, é vedada a veiculação de propaganda eleitoral paga na internet, exceto o impulsionamento de conteúdo desde que identificado como contratado por partidos, coligações, candidatos ou representantes. Foi necessário e viu-se nas redes sociais, a obrigatoriedade de forma clara e legível, do número de inscrição do CNPJ ou o número de inscrição no CPF do responsável, além da expressão “Propaganda Eleitoral”.
Mesmo com todos estes aspectos, Zilio entende que “a internet é um ambiente incontrolável. Não temos como controlar de modo eficaz este mundo virtual caracterizado pela volatilidade”, acrescentou.
A violação das regras e impulsionamento de conteúdo de forma irregular, desde que comprovado, pode ocasionar multa que varia de R$ 5 a R$ 30 mil.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves