Curso de Gastronomia beneficia moradoras de Faria Lemos em Bento

A Prefeitura investe cada vez mais na qualificação dos moradores do interior. Somente neste ano, 18 cursos foram ofertados às comunidades dos quatro distritos. Nesta terça-feira, 25, ocorreu a abertura de mais uma capacitação. Em um clima de descontração e integração, dezessete moradoras da comunidade da Linha Alcântara, no Distrito de Faria Lemos, estão recebendo o curso “Massas Frescas e Recheadas”.

A capacitação é ofertada pela Secretaria da Agricultura, por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater- RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG).

 

“Graças a essas parcerias, conseguimos prover cursos com diversas temáticas: informática, gastronomia, gestão rural, gestão de propriedade, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, sempre com a intuição de que não seja apenas um curso, mas sim um momento de agregar pessoas e de envolver a comunidade”, salientou a coordenadora das qualificações, Sheila Carvalho.

 

A atividade também conta com o apoio da Roseflor que doou parte dos ingredientes. Os encontros que ocorrem no Salão da Comunidade estão sendo ministrados pela extensionista Social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte. “Nós conseguimos realizar estas atividades porque temos as parcerias. Agradecer ao programa de qualificação da Prefeitura, a todas as entidades e a cada uma das participantes. É um momento de integração. Conhecimento é algo que eu incentivo muito. Tenho certeza que traremos algumas dicas, mas que iremos socializar nossos aprendizados”, disse.

 

“Nós queremos agradecer pela colaboração, às doações dos alimentos para a confecção das receitas e também pela disponibilidade de vocês nos prestigiarem neste curso”, agradeceu um das participantes, Serjane Cristofoli Glanert.

 

Durante a abertura, o secretário da pasta, Dorval Brandelli, salientou que a finalidade das capacitações é dar alternativas para a geração de renda para as famílias. “A integração das comunidades é primordial, mas os cursos vão muito além disso. Vocês vão aprender as receitas que já sabem produzir, mas com técnica e métodos para aumentar a produtividade. Com esse incentivo, há também, a possibilidade de se estabelecer alguma atividade e aproveitar o potencial turístico que a região possui. Assim, a Administração Municipal está incentivando a geração de renda e a permanência do agricultor no meio rural”, afirmou”, afirmou.

 

Para receber os cursos, as comunidades interessadas precisam organizar uma turma de pelo menos 12 pessoas e solicitar a qualificação à pasta.

 

Participam da qualificação: Eleine Cristofoli, Elis Regina Flamia, Elise Moro Gallon, Geni Bem Storti, Gladis Inês Cristofoli Flamia, Luciana Cristofoli, Marilza Zonatto, Marinez Rossato, Nadia P. Gallon, Nelsa F. Gallon, Nilza L. Cristofoli, Salete Peruzzo Tomazi, Sandra F. Cimadon, Serjane Cristofoli Glanert, Zaida C. Rossatto, Zaira P. Gallon e Zemilda F. de Carli.

error: Conteúdo Protegido