A etapa regional da Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul, na Universidade de Caxias do Sul, já tem data marcada: em sua décima primeira edição, ocorre no dia 19 de outubro, com abordagens dedicadas à reflexão sobre o corpo humano e a corporalidade. Voltada a alunos de Ensino Médio de escolas da rede pública e particular de Caxias do Sul e região, a realização anual busca oportunizar momentos de reflexão e de debates filosóficos sobre questões da vida pessoal e social na atualidade. A última edição na UCS, em 2017, mobilizou cerca de 150 estudantes.
As inscrições das escolas para a participação de seus alunos são gratuitas e podem ser feitas até 15 de outubro, pelo e-mail lfbiasoli@ucs.br.
Abordagem
O tema deste ano será “O que o corpo (não) pode?”, com o subtema “Corporeidade: o Corpo e Seus Saberes”. Para o professor do curso de Filosofia da UCS, Luis Fernando Biasoli, vive-se em tempos nos quais corpo humano e corporalidade ganharam um destaque muito importante na sociedade e na forma de viver das pessoas. “A mediação social tem nos elementos corporais, hoje, um de seus principais signos. A abordagem da contemporaneidade sempre esteve presente na reflexão filosófica, contudo, com o advento das redes sociais e da sociedade de cultura de massa, o enfoque deve ser mais multidisciplinar e, principalmente, ético, pois o ser humano não só é razão ou inteligência, mas, também, uma dimensão corporal que interage com a mente”, afirma.
Biasoli explica a Filosofia como atitude crítica diante do mundo, de a todo momento se perguntar pelo sentido das coisas e por um significado que vá além das convenções da sociedade de consumo e do senso comum. “Assim, deve se fazer presente em todas as etapas da formação humana, não se resumindo a uma disciplina na escola ou na faculdade. Deve fazer parte do cotidiano das pessoas”, propõe.
Programação
A programação se estende das 8h às 11h30, no auditório do Bloco H do Campus-Sede, em uma dinâmica de oficinas e atividades ministradas por professores e acadêmicos do curso de Filosofia. As abordagens contemplam temas como estética e pensadores como Heidegger, Foucault e Hobbes, relacionando questões de corpo e política.
A organização da etapa regional é do curso de graduação em Filosofia da UCS e de integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid-UCS (Filosofia).
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor