A Universidade de Caxias do Sul é um dos polos no Estado que irá sediar, neste sábado, dia 22 de setembro, a XVII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, evento promovido pela Associação Brasileira de Química, em parceria com entidades educacionais. São 17 polos de aplicação de provas no Rio Grande do Sul e, neste ano, a UCS irá receber 172 alunos do Ensino Médio e Técnico Integrado ao Ensino Médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares. No Rio Grande do Sul participam da olimpíada 1.427 alunos – a UCS é o segundo polo do estado (o primeiro é Porto Alegre) em número de inscritos e sedia o evento há dois anos.
A Olimpíada de Química tem com objetivos: estimular e valorizar o estudo da Química pelos alunos nas escolas do Ensino Médio e Técnico no Rio Grande do Sul; promover a integração entre professores e alunos de diferentes localidades do Rio Grande do Sul; descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, divulgando a ciência e o conhecimento químico no âmbito da escola e da sociedade; ampliar a atuação do Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Química e buscar a integração com outros Estados do Brasil.
Segundo a professora Rejane Rech, coordenadora do curso de Química da UCS, “as Olimpíadas de Química vêm ao encontro da valorização das carreiras científicas, buscando valorizar os melhores alunos e disseminar a cultura científica. Num país que anseia por ter um setor industrial dinâmico e inovador é fundamental que os destaques científicos sejam identificados e valorizados, de forma que possam seguir carreira transformando-se em químicos, engenheiros, cientistas, e/ou empreendedores”.
A professora Maria Alice Reis Pacheco, que coordena o evento em Caxias do Sul, informa que a prova contém questões teóricas, de acordo com o programa estabelecido pela Olimpíada em nível nacional. Os dez participantes com escores mais elevados em suas modalidades serão considerados os vencedores desta edição e receberão certificados e medalhas em solenidade que será realizada na cidade de São Leopoldo, no dia 29 de outubro.
A Olimpíada ocorre das 14 horas às 17h30min, no Bloco K do Campus-Sede (prédio do CETEC UCS). No Rio Grande do Sul, são polos da Olimpíada de Química os seguintes municípios, além de Caxias do Sul: Alegrete, Feliz, Frederico Westphalen, Lajeado, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha, Santo Augusto, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e São Vicente do Sul.
Foto: Claudia Velho
Fonte: UCS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor