A renovação de conhecimentos é uma ferramenta eficiente para promover a qualificação profissional e proporcionar diferenciais no mercado de trabalho. Por isso, em continuidade ao seu cronograma de eventos, no dia 25 de setembro a AEARV realiza as palestras técnicas “Segurança contra Incêndios” e “Tecnologia dos Concretos Auto-regenerantes”, oportunizando a qualificação de engenheiros, arquitetos e estudantes dessas áreas. O encontro será no Centro Empresarial Bento Gonçalves (rua Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho), a partir das 18h30min.
A palestra “Segurança Contra Incêndios”, ministrada pelo professor Bernardo Fonseca Tutikian, abordará tópicos como desafios para garantir a segurança contra incêndio; requisitos previstos em norma para garantia do desempenho e ensaios e análise dos principais sistemas construtivos existentes. Já o painel “Tecnologia dos Concretos Auto-regenerantes”, apresentado pela engenheira civil Fernanda Pacheco, fará um panorama das principais tecnologias disponíveis no mercado para auto regeneração de concretos, bem como pré-requisitos para sua eficácia, procedimentos necessários e resposta esperada.
A palestra é uma realização da AEARV e da Ascon Vinhedos, com patrocínio da Molder Estruturas.
SOBRE OS PALESTRANTES
Bernardo Fonseca Tutikian
Professor e pesquisador da Unisinos, sendo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Mestrado Profissional de Arquitetura e Urbanismo. É coordenador do Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil. Tem pós-doutorado pela CUJAE em 2013, foi professor visitante da Universidade de Missouri of Science and Technology (EUA) e pesquisador da Universidad de La Costa – CUC (Colômbia). É autor do livro ‘Concreto autoadensável’, publicado pela PINI em 2008 e 2015. Atua nos cursos de especialização em Construção Civil, Segurança Contra Incêndio, Projeto de Estruturas e Patologia e Desempenho nas Obras Civis na Unisinos. Orienta trabalhos de conclusão de curso, mestrados e doutorados e é editor associado do periódico RIEM. Membro fundador da Alconpat Brasil e vice-presidente do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). Ex-presidente da Alconpat Brasil por dois mandatos e Diretor de Jovens da Alconpat Internacional. Presta consultoria para empresas de construção civil na área de dosagem de concretos, desempenho e patologia. Publicou mais de 200 trabalhos em periódicos e eventos.
Fernanda Pacheco
Possui graduação em Engenharia Civil pela Unisinos (2013), tendo cursado um semestre na Sungkyunkwan University, na Coréia do Sul. Recebeu o título de Mestre em Engenharia Civil pela mesma instituição em 2016. Cursa Doutorado em Engenharia Civil- PPGEC/Unisinos, com estudo baseado na confiabilidade dos mecanismos de ocorrência de auto cicatrização nos concretos. Atualmente é analista de projetos do itt Performance – Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil da Unisinos, atuando principalmente nos temas ‘sistema vertical de vedação’, ‘desempenho mecânico e estrutural’, ‘controle tecnológico do concreto’, ‘durabilidade dos materiais e sistemas construtivos’ e ‘concretos de alto e utra alto desempenho’. Atua como Professora Auxiliar de ensino em disciplinas de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura da Unisinos, além de orientar trabalhos de conclusão de curso na Engenharia Civil e de especialização Lato Sensu de Construção Civil e Patologia das Edificações e Desempenho.
SERVIÇO
O quê: Palestras técnicas “Segurança contra Incêndios” e “Tecnologia dos Concretos Autorregenerantes”
Quando: 25 de setembro, às 19h (coffee de boas-vindas a partir das 18h30min)
Onde: Centro Empresarial Bento Gonçalves (rua Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho)
Ingressos: Para associados à AEARV e à Ascon Vinhedos, 1 quilo de alimento não perecível | Para não associados, custa R$ 50 + doação de 1 quilo de alimento não perecível
Informações: (54) 3454.3754 ou ascon@asconvinhedos.com.br
Realização: AEARV e ASCON
Patrocínio: Molder Estruturas
Legenda: Palestra técnica ocorre na noite de 25 de setembro para profissionais ligados à construção civil
Imagem divulgação
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas