Como reforço ao direito humano a uma alimentação saudável com preferência por alimentos frescos, naturais e minimamente processados, foi lançada, nesta quarta-feira (12), a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul 2018, no Palácio Piratini.
O evento em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, será promovido na semana dos dias 15 a 21 de outubro em todo o estado. Autoridades e representantes da sociedade civil participaram de um café da manhã, no Salão Azul, com alimentos orgânicos, sem glúten e sem lactose em apoio à iniciativa.
Com o tema “Alimentação Saudável ao seu Alcance – Hortas Urbanas”, a semana terá atividades como rodas de conversas, seminários, feiras e ações culturais. Como destaque, atividades alusivas serão promovidas na Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, em Porto Alegre, e também acontecerão a feira e o encontro organizado anualmente no último domingo de outubro, no Parque da Redenção.
A secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e presidente da Câmara Intersecretarias sobre Segurança Alimentar, Maria Helena Sartori, reforçou o significado de uma alimentação saudável, que traz melhor perspectiva e qualidade de vida, e a importância da valorização de atividades como as promovidas durante a Semana da Alimentação.
“Estamos hoje lançando todas as atividades que irão ocorrer na Semana, como oficinas de plantio em pequenos espaços e as atividades do ônibus-escola do programa Prato para Todos. Desta maneira, além dos alimentos estarem chegando a quem precisa, também estamos levando conhecimento e ensinando as pessoas a como tirar o melhor proveito dos alimentos e incorporar nos seus hábitos alimentares”, afirmou Maria Helena.
A integrante da Coordenação do Fórum Estadual de Segurança Alimentar do RS, Eliane Brochet, contou como surgiu a Semana da Alimentação. “Desde a década de 1980, um grupo de entidades se reúne para celebrar o Dia da Alimentação. No estado, este dia inspirou uma semana de debates e encaminhamentos a respeito do tema”, lembrou.
Fonte e foto: Palácio Piratini
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana