1º Encontro de Surdos de Bento Gonçalves ocorre neste sábado

Conscientizar, integrar e dar visibilidade aos deficientes auditivos. Essa é a missão da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG) que atua no município desde 2006. O 1º Encontro de Surdos de Bento Gonçalves, que ocorre neste sábado, dia 8 de setembro, a partir das 14h, na Fundação Casa das Artes, trazendo palestras sobre direitos, inclusão e protagonismo, que contextualizam as dificuldades e as estratégias de acesso para a pessoa surda, bem como, dar visibilidade, garantindo uma cidadania plena e considerando o surdo como um sujeito integral.

Daniela Flamia, vice-presidente da ASBG, destaca que esse primeiro evento vai apresentar a realidade de um surdo para um público laico no assunto: ”Temos boa expectativa de participação, não apenas de surdos, mas também de público ouvinte, especialmente para estes conhecerem um pouco mais sobre esta deficiência”.

Durante o evento haverá food trucks, carrocinha de pipoca e algodão doce, brechó da ASBG e venda de camisetas do encontro. O 1º Encontro de Surdos de Bento Gonçalves é uma realização da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundação Casa das Artes.

Programação:

14h – Hino Nacional em LIBRAS

14h – Abertura com a exposição dos objetivos do Encontro pelo Presidente da ASBG – Felipe Panizzi Possamai

Apresentação artística

15h30 – Palestras sobre os seguintes temas:

– Inclusão – Leonardo Flamia – Acadêmico de Educação Física na UCS e professor de libras para crianças surdas na Associação de Surdos de Bento Gonçalves (ASBG)

– Leis que amparam o Surdo – Alex do Nascimento – Voluntário na ASBG

– Importância da Psicopedagogia na Educação Surda – Flavia Zanini

– Escola e educação de surdos – Silvana Regina Vencato diretora do ensino médio da Escola Keller Helen de Caxias do sul

– Liderança e Protagonismo Surdos – Carilissa Dall’Alba de Caxias do Sul – Professora assistente de Libras do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

– Importância do intérprete na Língua de Sinais – Grasiele Pavan de Caxias do Sul – Licenciada em história Bacharel em Letras/Libras, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestranda em Letras

17h – Apresentação artística

– Oficina de produção literária, com o autor Vinícius Nardi

– Exposição das atividades dos Surdos através de vídeos

18h – Intervalo

20h – Show de mágicas, com Ellis Pereira e Ademar Urnau. Ingressos à venda por 20,00. O espetáculo terá intérprete de Libras.

*Durante todo o Evento, haverá a participação dos humoristas Douglas, Arthur e Maiquel, de Caxias do Sul

Serviço

O que: 1º Encontro de Surdos de Bento Gonçalves

Quando: 08 de setembro

Horário: 14h

Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto) e Rua Coberta (Rua Rolando Gude, bairro Planalto)

 

Fonte: Cultura Bento

error: Conteúdo Protegido