TRE-RS e Agert realizam seminário sobre Eleições 2016 com empresas de comunicação

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul (Sindirádio) e o TRE-RS – por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) – promoveram, na manhã de sexta-feira, 1º de julho, a primeira edição do Seminário Eleições 2016. Cerca de 130 pessoas estiveram no evento, ocorrido no plenário do Tribunal, entre elas jornalistas, empresários de comunicação e representantes de partidos políticos. O presidente da Agert, Roberto Melão, abriu o seminário, seguido dos pronunciamentos da presidente do TRE-RS, desembargadora Liselena Ribeiro, do vice-presidente, desembargador Carlos Marchionatti, e do presidente do Sindirádio, Ary Cauduro.

O primeiro assunto abordado foi o papel da Justiça Eleitoral nas eleições municipais, pelo diretor-geral do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho da Cunha. Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, focou sua apresentação na confiabilidade do voto eletrônico, abordando aspectos de segurança das urnas e do processo eleitoral como um todo. O secretário judiciário, Rogério de Vargas, falou da fiscalização jornalística sobre os agentes públicos e, encerrando o primeiro ciclo de palestras, o coordenador da EJERS, Rafael Morgental Soares, dissertou sobre a minirreforma eleitoral.

Após um breve intervalo, a vice-presidente jurídica da Agert, Débora Dalcin, usou o espaço principal para esclarecer dúvidas do dia a dia das emissoras de rádio e televisão a respeito da legislação eleitoral – inserções políticas obrigatórias, entrevistas com pré-candidatos e igualdade de espaços concedidos a candidaturas foram alguns temas. Houve, ainda, oportunidade para que o público, composto por profissionais de várias regiões do Estado, direcionasse perguntas à palestrante no final do evento.

Para a presidente do TRE-RS, desembargadora Liselena Ribeiro, a importância do evento se dá pelas mudanças na legislação eleitoral, que vão influenciar o pleito deste ano. “As parcerias com Agert e Sindirádio são fundamentais para atingirmos esse público dos veículos. O objetivo é passar ao eleitor a informação correta”, afirmou.

FONTE: Marcos Carvalho Jr./ASCOM/TRE-RS

FOTOS: Érik Pastoris/TRE-RS/Divulgação

 

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