A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul (Sindirádio) e o TRE-RS – por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) – promoveram, na manhã de sexta-feira, 1º de julho, a primeira edição do Seminário Eleições 2016. Cerca de 130 pessoas estiveram no evento, ocorrido no plenário do Tribunal, entre elas jornalistas, empresários de comunicação e representantes de partidos políticos. O presidente da Agert, Roberto Melão, abriu o seminário, seguido dos pronunciamentos da presidente do TRE-RS, desembargadora Liselena Ribeiro, do vice-presidente, desembargador Carlos Marchionatti, e do presidente do Sindirádio, Ary Cauduro.
O primeiro assunto abordado foi o papel da Justiça Eleitoral nas eleições municipais, pelo diretor-geral do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho da Cunha. Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, focou sua apresentação na confiabilidade do voto eletrônico, abordando aspectos de segurança das urnas e do processo eleitoral como um todo. O secretário judiciário, Rogério de Vargas, falou da fiscalização jornalística sobre os agentes públicos e, encerrando o primeiro ciclo de palestras, o coordenador da EJERS, Rafael Morgental Soares, dissertou sobre a minirreforma eleitoral.
Após um breve intervalo, a vice-presidente jurídica da Agert, Débora Dalcin, usou o espaço principal para esclarecer dúvidas do dia a dia das emissoras de rádio e televisão a respeito da legislação eleitoral – inserções políticas obrigatórias, entrevistas com pré-candidatos e igualdade de espaços concedidos a candidaturas foram alguns temas. Houve, ainda, oportunidade para que o público, composto por profissionais de várias regiões do Estado, direcionasse perguntas à palestrante no final do evento.
Para a presidente do TRE-RS, desembargadora Liselena Ribeiro, a importância do evento se dá pelas mudanças na legislação eleitoral, que vão influenciar o pleito deste ano. “As parcerias com Agert e Sindirádio são fundamentais para atingirmos esse público dos veículos. O objetivo é passar ao eleitor a informação correta”, afirmou.
FONTE: Marcos Carvalho Jr./ASCOM/TRE-RS
FOTOS: Érik Pastoris/TRE-RS/Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves