UCS inaugura Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais

A Universidade de Caxias do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 5 de setembro, o Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais (CINTED), instalado no Bloco I do Campus-Sede, que recentemente passou por uma reestruturação e modernização de seus espaços físicos com a finalidade de favorecer a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo das turmas e equipes que ali convivem.

Visando a novas perspectivas para a produção e disseminação de conhecimento, inovação e a qualificação constante dos processos de ensinar e aprender, o CINTED oferece aporte ao desenvolvimento e implementação de estudos, práticas, produções científicas e modelos didático-pedagógicos inovadores. Contribui, assim, na formulação de políticas e diretrizes de planejamento educacional a partir de um trabalho interdisciplinar com a participação de representantes de diversas áreas do conhecimento da Universidade, em um colegiado que atua sob os pressupostos inovação, excelência e sustentabilidade.

O CINTED reúne a estrutura destinada ao ensino a distância, sedia ações de acolhimento e de formação de docentes, de estudo e pesquisa, o desenvolvimento de projetos, o design de cursos e a mediação no uso de recursos tecnológicos. Compõem o Centro, ainda, um núcleo de atendimento ao estudante e ambientes voltados a processos de aprendizagem diferenciados. “A estrutura reflete as diretrizes da Instituição ligadas à excelência acadêmica e inovação, concentrando processos de qualificação das atividades e de reflexão sobre a docência”, explica a professora Flávia Fernanda Costa, nomeada por Portaria do Reitor, coordenadora do CINTED. Durante os últimos quatro anos, a professora Flávia esteve à frente da Coordenadoria Pedagógica, órgão que integrava a estrutura da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição.

Qualificação dos processos acadêmicos
Na solenidade de inauguração, Flávia demonstrou a satisfação pelo trabalho desenvolvido, bem como pela dedicação, compromisso e engajamento das equipes de trabalho que compõem o CINTED. Destacou, também, o protagonismo da UCS diante de um contexto desafiador, na criação de um espaço destinado a reflexões e ao desenvolvimento de ações para qualificar processos acadêmicos em um modelo de gestão pautado pelo diálogo, trabalho coletivo e colaborativo. “Os desafios impostos pela contemporaneidade nos instigam a identificar novas oportunidades para adequar processos e dar respostas às diversidades que surgem no cotidiano acadêmico”, pontuou, lembrando ainda que, como unidade de negócios, o CINTED se propõe a disseminar os conhecimentos produzidos com as comunidades de abrangência da UCS.

Recordando o histórico de 25 anos de atividades que deram origem ao CINTED, a pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela, falou sobre o conjunto de experiências e projetos desenvolvidos nesse período e que resultaram em vários setores atuando juntos, a exemplo do Programa de Formação Pedagógica e Núcleo de Educação a Distância. “O CINTED vem em uma nova proposta bastante inovadora no sentido de articular de modo radial todas as subunidades que compunham o nosso movimento de produção de tecnologias educacionais, mas, também, de inovação. Isso, tanto no sentido de produção para qualificar processos internos, quanto no desafio de produzir tecnologias educacionais para outras instituições e níveis de ensino”, afirmou, acrescentando a intenção de contribuir para a formação profissional e o projeto de vida das pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica e da comunidade externa.

O reitor Evaldo Kuiava falou sobre a importância da criação de mais um espaço de qualificação para praticar o que se busca e o que se defende no dia a dia da formação dos estudantes, atuando numa linha de pensamento conjunta com a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) – “não apenas como projeto de Universidade que tem sua missão no desenvolvimento da região, mas com o que estamos pensando e propondo no processo interno da construção do que somos enquanto Universidade. O CINTED também é um processo em que nos voltamos para nós mesmos, espaço para o professor se desenvolver junto com os estudantes e para cumprirmos melhor nossa missão”. Ele também destacou o conceito de “ação” presente na palavra “inovação”, e a origem da palavra “tecnologia”, que vem de “tekhne”, significando “técnica, arte, ofício” e que, nesse caso, não se traduz apenas por laboratórios, mas pelo saber fazer diferenciado, amparado pelo universo tecnológico, a serviço da excelência e da realização de projetos de vida.

 

Fonte: UCS

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