De 25 de agosto até o dia 2 de setembro, os visitantes da 41ª edição da Expointer poderão conferir as novidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
‘BRS Núbia’, ‘BRS Vitória’, ‘BRS Isis’, ‘BRS Magna’ e ‘BRS Carmem’ são algumas das cultivares de uvas que estão possibilitando diversificar e aumentar a renda das produtores no Sul do Brasil, tanto para consumo quanto para elaboração de suco, e serão apresentadas pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS). Elas foram desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil especialmente para as condições brasileiras.
Cultivadas com o uso de cobertura plástica, as cultivares de mesa ‘BRS Núbia’, ‘BRS Vitória’ e ‘BRS Isis’ estão conquistando os produtores pela sua boa produtividade, altos teores de açúcar, sabor e cor agradáveis, além da ampla adaptação climática e alto grau de tolerância às doenças fúngicas, principalmente o míldio, o que é um grande diferencial para uma produção mais sustentável. Destaque para a ‘BRS Vitória’, que com seu sabor aframboesado está conquistando os consumidores brasileiros e estrangeiros.
Outra linha do programa de melhoramento são as alternativas para a produção de suco, com destaque para um verdadeiro portfólio com sete cultivares de ciclo precoce (‘Concord Clone 30’ , ‘BRS Violeta’ e ‘Isabel Precoce’), intermediário (‘BRS Cora’, ‘BRS Margot’ e ‘BRS Rúbea) e tardio (‘BRS Magna’), garantindo a ampliação do período de colheita e a otimização da mão de obra e de infraestrutura para o seu processamento. No estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o público poderá conhecer mais sobre o cultivo dessa uvas, bem como degustar o suco e as cultivares de mesa.
A Embrapa Uva e Vinho também estará presente no SEBRAE/RS, entidade parceira, com soluções como ‘Boas Práticas Agrícolas para a uva’, ‘Indicações Geográficas de Vinhos’ e a certificação da ‘Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP)’, ações lideradas pela Embrapa Uva e Vinho, estarão sendo apresentadas no estande do Sebrae/RS, entidade parceira da empresa de pesquisa.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, os visitantes também irão encontrar soluções apresentadas pela Embrapa Uva e Vinho. Neste espaço será apresentado o Suquificador Integral, equipamento para elaboração de suco de uva integral em pequenos volumes. A Embrapa ainda vai participar da avaliação do Concurso de vinhos e sucos da agricultura familiar, ação relacionada ao projeto de valorização do Vinho Colonial, que conta com a articulação da Embrapa desde 2012.
Além de outras vinculadas sete unidades da Embrapa participam da Expointer no Espaço do Ministério da Agricultura. São elas: Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Soja, Embrapa Trigo e Embrapa Uva e Vinho.
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
PRF PRENDE MOTORISTA DE CAMINHÃO QUE DIRIGIA SOB EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS NA BR 470, EM BENTO GONÇALVES
Identificado jovem encontrado morto no Rio das Antas, em Cotiporã
Motociclista sofre fratura em acidente de trânsito na BR-470, no Bairro Santa Rita, em Bento Gonçalves