A comunidade de Galópolis, em Caxias do Sul, celebra nos próximos dias a assinatura de um Pacto de Amizade com o município de Corbola, da província de Rovigo, na Itália. O acordo busca reaproximar as origens e se dá pela similaridade entre as duas localidades em questões culturais e sociais. Uma comitiva da região do Vêneto desembarcou em Porto Alegre, nesta quarta-feira (22), e permanece no Rio Grande do Sul até 30 de agosto a fim de conhecer um pouco mais das comunidades italianas em solo gaúcho.
A ligação de amizade esteve em análise há pelo menos dois anos, quando o prefeito de Corbola veio ao município gaúcho para tratar da reaproximação de caxienses e italianos. A ideia é transformar em realidade o intercâmbio cultural e social, começando com a aproximação no ensino da história tanto de Galópolis quanto de Corbola às crianças das de ambas regiões.
O acordo deve ser assinado no dia 27 de agosto. Nesta quarta-feira (23), a comitiva viaja para a Quarta Colônia, onde deve visitar São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. O roteiro prevê retorno a Veneza no dia 30 de agosto.
As atividades fazem parte do programa Il Polesine nel Rio Grande do Sul e os encontros institucionais com associações, prefeituras e governo do Estado foram organizados pela Associação Delta Polesine – Veneti e Polesani nel Mondo de Rovigo. Nas programações locais, conforme a comitiva, colaboram as associações Società Amici d’Italia Polesani nel Mondo, de São João do Polesine; Società Culturale Italiana, de Faxinal do Soturno; Società Italiana, de Dona Francisca; e a Associação Piccola Itália, de Caxias do Sul.
A comitiva, recebida pelo governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini, é composta pelo prefeito de Corbola, Michele Domeneghetti, demais representantes italianos e das associações gaúchas.
Amizade
Conforme o site da prefeitura de Caxias do Sul, a Subprefeitura de Galópolis teve origem na vinda de italianos para o Brasil em 1892, oriundos da região de Schio, em consequência de um movimento grevista. Bem como Cordola, localizada às margens da bacia do rio Pó, no norte italiano, que tem sua economia baseada na agricultura, Galópolis também se desenvolveu social e industrialmente com cooperativas agrícolas de imigrantes italianos. Atualmente, a região administrativa caxiense conta com 6,8 mil habitantes.
Fonte: Palácio Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor