7º Meeting da Construção reúne categoria, avalia cenários e perspectivas para o setor em Bento

A noite desta quinta-feira, 16, foi marcada pela realização do 7º Meeting da Construção, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, uma promoção da Ascon Vinhedos (Associação das Empresas de Construção Civil). O evento é anual e reuniu cerca de 200 empresários do setor, lideranças e representantes de entidades, que conferiram painéis com temas como panorama econômico, cenários e perspectivas.

O primeiro momento foi marcado pela entrega de uma homenagem da Prefeitura, para a diretoria, pelo empenho e apoio na constituição da revisão do Plano Diretor. A entrega de certificados foi realizada pelo diretor do Ipurb (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Vanderlei Mesquista, e a diretora-adjunta, Melissa Bertoletti, para o presidente Adriano De Bacco e integrantes da Associação.

A palestra inicial foi de Patrícia Palermo, sobre  o momento econômico atual, salientando o impacto das decisões de política econômica, atuais e passadas, sobre a dinâmica da economia, bem como as perspectivas de curto e médio prazo para a economia brasileira. Palermo foi escolhida a Economista do Ano 2016 do RS e é economista chefe da Fecomércio-RS.

Ela destacou que o setor da construção civil é um dos mais impactados com o cenário econômico e político atual. Uma das coisas é a incerteza, dúvidas, em freio ao investimento. Tanto empresas quanto as famílias decidem postergar decisões, seja de comprar um imóvel, de fazer aplicações mais arriscadas, e isto ajuda a parar a economia”, disse.

O presidente da Ascon Vinhedos, Adriano De Bacco, reconhece o momento, mas entende que “estamos numa evolução. Não estamos no auge como gostaríamos que tivesse, mas há uma procura e o que precisamos é que haja um financiamento e baixa de juros, para voltar a movimentar a venda de imóveis”. completou.

O segundo painel foi apresentado pelo vice-presidente de Obras Públicas da Ascon, o engenheiro civil Milton Milan. Como coordenador geral do Projeto Bento +20, trouxe a proposta da criação de um Conselho Municipal, que surge decorrente do evento “O Futuro da Minha Cidade” realizado pela Ascon no mês de abril, em Bento Gonçalves, com a parceria da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Trata-se do Conselho Municipal para Estudos Diretrizes e Projetos – CEDIPRO-. O modelo utilizado será baseado em um Conselho de Maringá-PR. Ele será constituído por representantes da sociedade civil e possuirá Câmaras Técnicas, são elas: urbanização e mobilidade urbana; tecnologia, inovações e atração de investimentos; saúde; segurança; educação; turismo, gastronomia e hotelaria; indústria, comércio e serviços e; agricultura, agroindústria e vitivinicultura.

“Queremos fazer com que Bento tenha um futuro melhor. Estamos pensando como sociedade organizada determinando as diretrizes”, comentou.

O projeto está em fase final de implantação e após definir seus integrantes, o foco é buscar a elaboração de Lei Municipal a ser enviada para Câmara de Vereadores, para posterior iniciar a atuação.

O fechamento do evento foi marcado pela palestra de Roberta Aviz, gerente adjunta de Competitividade do Sebrae – Brasília, que abordou a palestra “Transformação Digital nas Empresas”. Ela apresentou alternativas para as empresas da construção civil realizarem a transformação digital em suas organizações.

Escute um resumo do evento abaixo:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/486986460″ params=”color=#ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true” width=”100%” height=”300″ iframe=”true” /]

Confira o álbum de fotos e clique para ampliar:

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo Difusora

error: Conteúdo Protegido