O poder da solidariedade é grande o suficiente para promover mudanças radicais na sociedade – motivo pelo qual a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves incentiva permanentemente seu exercício junto à comunidade onde está inserida. Seguindo esse ideal, a entidade confirmou seu apoio à 5ª edição do projeto Transformando Vidas (anteriormente conhecido como Sonho de Menina Moça).
Na tarde de 10 de agosto, promoveu o primeiro encontro oficial entre o padrinho representante da entidade, o diretor Ari Fachinetto, e Andrine Capello, de 15 anos, aluna do 9º ano da EMEF Professora Maria Borges Frota (Caic). A oportunidade permitiu compartilhar valiosas informações sobre a experiência da jovem com a iniciativa. O projeto coordenado pelo Gabinete da Primeira Dama da Prefeitura de Bento Gonçalves é destinado a jovens – meninas e, pela primeira vez, meninos – quem têm ou completam 15 anos em 2018 e sejam provenientes de famílias inscritas no CAD Único (Programa Bolsa Família).
A iniciativa oferece atividades como oficinas, visitas e acompanhamentos – que iniciaram em março deste ano e serão concluídas no dia 18 de agosto com o baile de debutantes – momento que Andrine aguarda com ansiedade. “Eu era bem tímida, com vergonha de falar em público, mas aprendi que é preciso ‘me soltar’. O que eu mais gostei no programa foi aprender a me portar em uma entrevista de emprego, tanto que já consegui trabalho como Jovem Aprendiz”, destaca.
Comunicativa e focada em seus objetivos, Andrine deseja morar em outras cidades no futuro para conhecer realidades diferentes. “Acordo 5h45min para me arrumar e pegar ônibus para o trabalho. Chego em casa 12h45min para almoçar e cuidar do meu irmão mais novo, de dois anos. Termino a rotina à noite, com os estudos. É cansativo, mas estou gostando e sei que vai valer a pena”, conta.
Conhecer histórias inspiradoras como a de Andrine – e como iniciativas solidárias são capazes de incentivar o potencial das novas gerações – é uma das grandes lições compartilhadas pela participação no projeto. “Essa ação social é muito boa porque ajuda jovens a verem novos horizontes. Em três anos que represento a entidade como padrinho, vejo participantes e suas famílias felizes com os resultados. Para a CDL-BG, é importante apoiar e integrar essas iniciativas que valorizam a comunidade tanto no presente quanto a longo prazo, gerando aprendizado mútuo”, avalia o diretor da CDL-BG, Ari Fachinetto.
Transformando Vidas
O projeto visa estimular a participação social de jovens adolescentes, oriundos de famílias de baixa renda, em atividades e ações organizadas e planejadas com o apoio do poder público municipal e a comunidade. As ações englobam diversas áreas, como saúde, cultura, trabalho, educação e comportamento, oportunizando a convivência social e a vivência de novas experiências para sua apresentação à sociedade. Cada adolescente é apadrinhado por uma empresa ou entidade que assume despesas de com roupa para o dia do evento de encerramento, passagens de ônibus, lanches, fotos, filmagens, etc.
Fonte e foto: Exata Comunicação
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO PRESIDENTE VARGAS, EM CAXIAS DO SUL
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO INDUSTRIAL, EM FARROUPILHA
Sindilojas Regional Bento celebra 50 anos em noite memorável de homenagens, história e emoção