O Setor de Hemodinâmica do Hospital Geral de Caxias do Sul – que realiza exames que identificam obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto – foi reformulado e passa a receber novo equipamento, o angiógrafo, um aparelho de Raio X que permite a obtenção de imagens do que se passa no sistema vascular.
A revitalização do setor e a aquisição do equipamento foram apresentados à comunidade nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, pelo diretor geral do Hospital Geral, Sandro Junqueira, em solenidade que reuniu autoridades e representantes da área da saúde da região.
A reforma do Setor de Hemodinâmica e a aquisição do angiógrafo que permite, por exemplo, a confirmação de suspeitas de lesões ou aneurismas em veias e artérias, foram possíveis por meio da viabilização de recursos do Ministério da Saúde. Segundo Sandro Junqueira, “esse é mais um serviço de excelência que é disponibilizado à região. O Hospital Geral já é uma referência estadual na Oncologia e agora passa a ser também na Cardiologia”.
O Setor de Hemodinâmica – denominado Alberto Lima Carneiro – foi inaugurado em 2007 e o aparelho, já desgastado, precisava ser substituído. Em 2012, conforme Junqueira, foi solicitado um novo aparelho ao Ministério da Saúde. “E, desde então, até o ano passado, articulações foram efetuadas e, com o apoio do então deputado federal Mauro Pereira, conseguimos captar recursos para a aquisição de um novo aparelho, o angiógrafo”, enfatizou. Com a captação de recursos para este projeto – a reforma do setor custou R$ 560 mil e o equipamento, cerca de dois milhões de reais – será possível prever mais um Angiógrafo, sem data ainda para ser instalado: o que já está previsto é o local para esse equipamento.
A reforma no Setor de Hemodinâmica contempla, também, a ampliação de leitos na Sala de Recuperação: de três, passam para 10 leitos.
A alta tecnologia a serviço da saúde foi destacada pelo prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra: “Usamos a tecnologia para que a saúde pública seja de qualidade. Aqui encontramos equipamentos que hospitais particulares possuem. O Hospital Geral é uma grande referência para todos os 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde e, unindo esforços, poderemos celebrar outros momentos importantes como este. Por isso, não abrimos mão dos repasses que a Prefeitura de Caxias do Sul faz ao Hospital Geral”.
Fonte: UCS
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação