A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anselmo Luigi Piccoli é um exemplo de como a horta escolar pode enriquecer a prática pedagógica. Foi através dela, que os alunos deste educandário, vivenciaram na prática, os conteúdos abordados em sala de aula.
Conforme o relato do professor Luís César Minozzo, ainda no primeiro semestre os alunos do sexto ano participaram das aulas de Ciências com outro olhar: o das práticas sustentáveis.
Pensando em uma melhor qualidade de vida e diferenciando os conhecimentos relacionados a solo, água, tipo de adubação e previsão do tempo, foram plantadas diversas mudas de hortaliças, ligando o conhecimento teórico, aprendido em sala de aula, com o prático.
Sob a orientação do professor, os alunos foram divididos em quatro grupos e puderam observar, durante o crescimento das plantas, as diferenças de desenvolvimento das mesmas com determinados tipos de adubação (orgânica e química) e tipos de solo (encharcado e pobre em nutrientes).
Registros fotográficos e tabelas de anotações fazem parte do processo, para que os comparativos sejam realizados ao final do mês de agosto, sinalizando assim as aprendizagens significativas ocorridas durante o período do projeto. Além disso, as hortaliças estão sendo consumidas pelos alunos, fazendo parte do cardápio da escola.
O projeto também serve para mostrar aos alunos e à comunidade escolar, que é possível cultivar hortaliças e temperos em casa, de forma fácil e prática, melhorando assim a qualidade dos produtos consumidos pelos seus familiares.
A diretora do Educandário, Aliene Di Bernardo Rizzon, salienta que a escola contempla a valorização e preservação ambiental neste e em outros projetos, incentivando os professores a realizarem atividades práticas, afim de que os alunos vivenciem e desenvolvam a consciência ecológica e a cidadania.
Para a realização das atividades referentes à horta escolar, as Escolas Municipais recebem suporte técnico e pedagógico, através do Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura, e tem por objetivo promover ações e vivências que desenvolvam a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação, oportunizando a comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025