Ibravin lança campanha promocional “Seu Vinho, Suas Regras”

O Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), juntamente com a Agência Escala, lançou na noite desta quinta-feira, 9, na Casa Destemperados em Porto Alegre, a nova campanha promocional do setor que busca a ampliação da cultura da bebida no país, intitulada “Seu Vinho, Suas Regras”.

Resultado de quase dois anos de estudos, embasado em pesquisas de mercado e de imagem e na revisão de alinhamento das marcas dos projetos Vinhos do Brasil, Wines of Brasil e 100% Suco de Uva do Brasil, o Ibravin estruturou ações e campanhas que englobam os Millennials, conhecidos também como Geração Y, nascidos nas décadas de 1980 e 1990. O objetivo é criar uma aproximação com o perfil desse público, desmitificando o processo de escolha e consumo, além de levar uma mensagem mais leve, descontraída e menos burocrática da bebida.

“Trata-se do pontapé inicial para a gente desmistificar o consumo de vinho. Moramos num País continental e cervejeiro, então uma forma de atrair novos consumidores é focar neste novo público e quebrar estas regras. São regras como taça, harmonização, temperatura, enfim, parece que ele tem que fazer um curso para degustar vinho. Este é um movimento que visa aproximar o público jovem da categoria e acabar com alguns rituais”, destacou o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

Para Gustavo Lacerda, diretor de criação da Agência Escala, buscou-se “estudar um novo público e trazer elas para o mundo do vinho. Por isto a campanha traz uma nova linguagem para o vinho brasileiro”, disse, sobre a ruptura dos conceitos de degustação formal do vinho.

Oscar Ló, presidente do Ibravin, explica que o grande desafio é atrair novos consumidores para categoria, em um país em que a cultura do vinho não é predominante. Por isso, investir em ações específicas para adultos de perfil mais jovem pode ajudar a consolidar o hábito no Brasil e, de forma responsável, ampliar o consumo per capita, que hoje é 2 litros por ano, segundo monitoramento da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

De acordo com estudos encomendados pelo Instituto, dos mais de 207 milhões habitantes do Brasil, 66 milhões beberam vinhos nos últimos seis meses e 32 milhões de pessoas nos últimos 30 dias.

“O consumo se manteve estável, numa base pequena de habitantes. Isso mostra que temos milhares de pessoas que não bebem vinho com frequência. Por isso, precisamos atrair novos consumidores para a categoria. Os Millennials são os atuais e futuros apreciadores de vinhos e podem ser os responsáveis por elevar o consumo da bebida no país. Eles são considerados o futuro da economia”, analisa o presidente.

Ainda segundo Bertolini, a Geração Millennial é responsável por 52% do poder de compra no mercado interno brasileiro: “É um público socialmente ativo, que tem um perfil descontraído, de personalidade forte, seguro de suas escolhas, que faz questão de dar a sua opinião e exige liberdade no estilo de vida”, complementa.

O vídeo da campanha publicitária “Seu Vinho, Suas Regras” pode ser conferido abaixo:

 

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

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