O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no Bairro Ouro Verde, passou a contar com uma nova atividade, nesta semana: o Telecentro Comunitário. O espaço conta com mais de dez computadores com acesso à internet. Em quatro dias de funcionamento, cerca de 140 pessoas frequentaram o local.
“Desde a abertura, o espaço permanece lotado. As crianças e adolescente frequentam a praça para realização de oficinas e prática de esportes, e no intervalo dessas atividades utilizam os computadores para pesquisas, jogos, música e acesso às redes sociais. Eles estavam numa grande expectativa à espera da abertura do Telecentro”, observou a coordenadora da Praça CEU, Patrícia Da Rold. O ambiente é aberto para adultos também.
Para dar orientação aos usuários foi contratada, em forma de estágio, a instrutora de informática Daniele Giotto. Ela foi beneficiada por meio do Projeto Acessuas Trabalho, da Secretaria de Habitação e Assistência Social, pelo Curso Básico de Informática promovido pela CTEC. Após concluir a formação, foi oportunizada a vaga de estágio no Telecentro.
Daniele é moradora do Ouro Verde e já participava das atividades realizadas no CEU. Junto com sua mãe Terezinha, ela buscou se qualificar e juntas participaram do Curso de Informática. “Não tenho palavras para descrever a oportunidade que tive fazendo o curso. Aprendi várias coisas que não fazia nem ideia, jeitos mais faceis de pesquisar os conteúdos e até mesmo coisas que nunca mais vou esquecer. Quando me falaram que o professor tinha me indicado para trabalhar no Telecentro, eu fiquei muito feliz, pois não estava esperando. Sei que com este estágio irei aprender muitas coisas novas que me ajudarão a conseguir entrar na área de trabalho com mais facilidade”, afirma.
Segundo a coordenadora do setor de educação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTEC), Fernanda Nardini Tecchio, futuramente serão implantados cursos de inclusão digital para crianças, adolescentes e terceira idade, no Telecentro.
O Programa Acessuas Trabalho visa articular, mobilizar e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para garantir o direito de cidadania e à inclusão ao mercado de trabalho.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ CEU
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor