Regina Vanderlinde recebeu uma placa pela conquista durante jantar realizado em Farroupilha
O setor vitivinícola homenageou a nova presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderlinde, durante jantar na vinícola Casa Perini, em Farroupilha (RS). Eleita no último dia 6, em Paris (França), Regina recebeu uma placa das mãos do presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, além do apoio de dirigentes do segmento, empresários e colegas.
Regina recebeu 36 votos de um total de 45. Ela sucede a alemã Monika Christmann. A candidatura brasileira foi coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com Ministério das Relações Exteriores (MRE), e contou com apoio do Ibravin em função da importância da presença brasileira na instituição que passou a lideram em nível mundial.
A nova presidente da OIV é enóloga, professora na Universidade de Caxias do Sul, formada em Farmácia Bioquímica, Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Enologia pela Universidade de Bordeaux. Ela atua como delegada do Brasil na OIV desde 2001, tendo participado de comissões e de grupos de trabalho, no Comitê Executivo e na Assembleia Geral da entidade. Em 2012, assumiu o posto de secretária científica da Subcomissão de Métodos de Análises da organização, sendo a primeira representante do Brasil a ocupar cargo na organização. Também foi gerente geral do Laboratório de Referência Enológica (Laren).
Estiveram presentes no encontro, além do vice-presidente e dos diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Marcio Ferrari e Carlos Paviani, os conselheiros Carlos Abarzúa (ABE); Benildo Perini, Eurico Benedetti e Gilberto Pedrucci (Sindivinho/RS); João Carlos Zanotto, Leocir Luvison e Darci Dani (Agavi); Deunir Argenta (Uvibra); Helio Marchioro (Fecovinho); Mércia Pessin Fugalli (Comissão Interestadual da Uva); Renato A. Formolo (Sindrural-Caxias do Sul).
Também participaram da homenagem o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton; a diretora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé; o coordenador da Área do Conhecimento de Ciências da Vida (UCS), Gabriel Fernandes Pauletti; o coordenador de Pesquisa da UCS, Matheus Parmegiani Jahn; o diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) da Bahia, Jairo Pinto Vaz; e o coordenador regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi/RS), Gevaldino Souza de Oliveira.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor