Santa Tereza é o município que mais investe por aluno na educação infantil, diz estudo

Foi divulgado nesta quinta-feira, 2, um Estudo da Educação Pública no Rio Grande do Sul, elaborado por um Grupo de Trabalho (GT) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). A apresentação aconteceu na sede do TCE-RS, detalhando o trabalho, que entre outros pontos, identificou o gasto médio por Município na educação infantil e ensino fundamental, além da infraestrutura das escolas no ano de 2017.

Entre os 20 Municípios que mais investiram por aluno na educação infantil, está em primeiro lugar Santa Tereza. No ano passado a Prefeitura investiu R$ 34.062,06 em cada um dos 36 alunos matriculados, conforme o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) levado em conta neste levantamento.

Para o vice-prefeito Ivonei Chimento, “demonstra que a gente se preocupou com a educação dos nossos munícipes. Temos todos os professores pós-graduados, cuidados do ramo de pedagogia, além de alimentação de qualidade e uma gama diversificada de atividades como canto, teatro, dança, literatura e educação musical”, comentou.

Neste 2018 já foi desembolsado mais de R$ 15 mil por aluno e atualmente são 47 matriculados na rede municipal, um aumento de demanda e vagas em relação ao último ano.

Entre os 20, destaque ainda para Pinto Bandeira, que aparece na listagem, com mais de R$ 13 mil por aluno. O município atendia 70 alunos na educação infantil em 2017.

Sem título

Viviane Pereira Grosser, auditora pública externa do Tribunal de Contas do RS, em entrevista para a Rádio Difusora, destacou “a região nordeste como um todo foi a que apresentou maior investimento por aluno, em comparação com as demais regiões, mais estrutura em escolas como berçário e parque infantil”, por exemplo.

A região aliás, considerando a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE)- de Universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade, conta com 15 municípios que já atendem esta exigência. Entre eles constam Bento Gonçalves, Veranópolis, Guaporé, Flores da Cunha, entre outros.

As informações em relação ao ensino médio não puderam ser coletas já que não constam no SIOPE, uma das bases de dados utilizadas pelo estudo.

De acordo com o coordenador do Grupo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, a atuação dos órgãos de controle é um fator de indução à melhoria dos resultados na área. “Por isso, o objetivo é compartilhar essas experiência com os demais Tribunais do País. Quando o TCE-RS passou a fiscalizar a oferta de vagas, em 2008, o Rio Grande do Sul ocupava a 19ª posição no ranking nacional da educação infantil, passando para a 4ª colocação em 2017”, disse.

Em relação à infraestrutura, o estudo aponta os percentuais de escolas que possuem, por exemplo, quadra esportiva, laboratório de informática, biblioteca, rede pública de abastecimento de água e sala de professor.  A pesquisa apresenta também o atendimento às metas 1 e 3 do Plano Nacional de Educação. Os dados contemplados resultam do cruzamento de informações extraídas do software TC educa, do Censo Escolar e do SIOPE.

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

 

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