A Agenda 20/20, movimento que reúne diversos segmentos da sociedade gaúcha, chega a Bento Gonçalves, na próxima terça-feira, 31 de julho, para debater os desafios regionais em busca da transformação da realidade do Rio Grande do Sul. No salão de eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), às 17h30min, serão apresentadas algumas tendências globais e o panorama socioeconômico da região e do Estado, através da Sinaleira 2020. A ferramenta é utilizada para mostrar mais de 50 indicadores, os quais estão divididos nas cores vermelho, amarelo e verde, simbolizando o que deve parar, o que deve melhorar e o que deve prosseguir, respectivamente.
A partir desses dados, representantes de entidades, do setor empresarial, de universidades, do poder público, entre outros organismos devidamente credenciados, serão convidados a propor ideias a serem implementadas no Estado. A Agenda 20/20 surgiu em 2006 com o propósito de criar uma agenda estratégica a fim de traçar os rumos de desenvolvimento para serem adotados pela iniciativa privada e pelo poder público desde aquele ano até 2020. Uma das maiores conquistas do movimento foi a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, no final de 2015.
A intenção do grupo é transformar o Estado por meio de informação qualificada, de mobilização da sociedade e de ações conjuntas para o bem comum. Tudo a partir de indicadores e dados socioeconômicos e encontros com a sociedade para construção de estratégias coletivas em mais de 10 áreas, entre elas agronegócio, desenvolvimento regional, educação, gestão pública, infraestrutura, inovação e tecnologia, saúde e segurança. Além do CIC-BG, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) é parceira nesta atividade da Agenda 20/20.
Programação:
– Credenciamento
– Abertura
– Agenda 2020: tendências e indicadores Brasil/RS, com Humberto César Busnello, presidente do Conselho Superior da Agenda 2020
– Apresentação de indicadores regionais, com Leonardo Spindler, gestor de dados estatísticos da Agenda 2020
– Propostas para o futuro, dinâmicas de grupo, com Leandro Vignochi e Francisco Batista
Sobre a Agenda 2020
É um movimento da sociedade gaúcha que tem como objetivo tornar o Estado no melhor lugar para se viver e trabalhar. A Agenda 2020 busca transformar a realidade do Rio Grande do Sul por intermédio da mobilização de lideranças de todos os segmentos, da ação conjunta voltada para o bem comum e da informação qualificada. O primeiro passo nessa direção foi dado em março de 2006, em Porto Alegre, quando um encontro reuniu 850 voluntários, entre empresários, trabalhadores, políticos e entidades civis, representando diferentes segmentos da sociedade, na sede da FIERGS. A gestão executiva da Agenda 2020 é realizada pela Agência de Desenvolvimento Polo RS.
De lá para cá, em torno de mil voluntários vêm debatendo as necessidades para o desenvolvimento do Estado, identificando os gargalos que travam o crescimento e elaborando projetos em 11 Fóruns Temáticos. As prioridades definidas já geraram propostas detalhadas que foram entregues para os candidatos ao Executivo do Estado nas duas últimas eleições. A Agenda 2020 também faz o acompanhamento do que está sendo realizado pelo governo nas áreas definidas como prioritárias, entre elas: educação, saúde, segurança, agronegócio, cidadania e responsabilidade social, gestão pública, infraestrutura, inovação e tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento regional.
Agende-se
O que: Agenda 20/20 apresenta Desafios Regionais: Bento Gonçalves
Quando: dia 31 de julho, às 17h30min
Onde: Salão de Eventos do CIC-BG (Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho)
Informações: 2105-1999
Dia Livre de Impostos mobiliza cidades gaúchas
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações