Os empresários que trabalham no comércio enfrentam, diariamente, uma série de dúvidas jurídicas e tributárias que permeiam sua atuação com fornecedores, clientes e funcionários. Para orientá-los na condução dessas questões ligadas às relações de trabalho no setor, a CDL-BG promove a palestra ‘Comércio Legal’, ministrada pelo fiscal de Obras e Posturas do Procon Municipal de Bento Gonçalves, Thiago Duarte dos Santos. O encontro será realizado no dia 1º de agosto, às 19h30min, na sede da entidade (rua Marechal Deodoro, 139, 5º andar do Ed. Zanoni).
Com o intuito de levar informação aos comerciantes e lojistas, compartilhando noções de direito do consumidor, atendimento e responsabilidade civil, a palestra também dará destaque às adequações do comércio local junto ao Código de Defesa do Consumidor, evidenciando uma relação de consumo harmoniosa. Entre os tópicos a serem abordados estão a responsabilidade do fornecedor pelo produto ou serviço do comerciante; a importância de informações claras e objetivas ao consumidor e a lei 13455/2017, sobre a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.
Proximidade com o Procon
A ideia de promover um curso com esse viés partiu da verificação da necessidade de aproximar os lojistas do Procon. “Muitas lojas não possuem um setor jurídico à disposição, então a iniciativa visa esclarecer os direitos e os deveres dos comerciantes”, comenta o palestrante. Outro assunto que provoca cada vez mais reclamações – e possíveis processos, são as publicidades e propagandas enganosas, que serão abordadas na palestra. Para Thiago, é importante que os comerciantes participem do curso, pois as questões tratadas podem ser aplicadas de forma prática no dia a dia dos lojistas.
Sobre o palestrante
Thiago Duarte dos Santos é licenciado em História pela Universidade de Caxias do Sul. Ele atua como fiscal de Obras e Posturas lotado no Procon Municipal de Bento Gonçalves há seis anos.
SERVIÇO
O quê: Palestra ‘Comércio legal’
Quando: 1º de agosto, às 19h30min
Onde: sede da CDL-BG (rua Marechal Deodoro, 139, 5º andar do Ed. Zanoni)
Quanto: Associado: gratuito
Não associado: R$ 50,00
Inscrições: cdltreinamento@cdlbento.com.br | Fone: 54.3455.0566
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS