Resultado de expedição aos Campos de Cima da Serra, chef Rodrigo Bellora apresenta dia 01 de agosto pratos exclusivos em homenagem a esse ingrediente tradicional
Em expedições pelo Rio Grande do Sul, o chef Rodrigo Bellora se propõe a vivenciar a realidade produtiva e conhecer a fundo os produtos da agrofloresta que compõem o seu repertório no Valle Rustico. Como resultado de uma experiência com famílias extrativistas de pinhão dos Campos de Cima da Serra, ele promove, na próxima quarta, dia 01 de agosto, o jantar “Cozinha de Natureza, um Novo Olhar para o Pinhão”.
Vai ser uma noite de resgate e exaltação desse ingrediente tão emblemático na gastronomia gaúcha, com a apresentação de um menu experiência com criações exclusivas do Valle Rustico à base de pinhão. Promovendo novas aplicações gastronômicas, Bellora pretende estimular a atividade dos extrativistas e promover um novo olhar para a araucária que resulte na conservação e ampliação da floresta por meio do uso do pinhão.
Com uma cozinha que prioriza ingredientes sazonais e da terra, Rodrigo Bellora é comprometido em fortalecer as relações com o pequeno produtor, que se perdem no contexto da atividade agrícola de alta intensidade. Segundo ele, viver o cotidiano desse extrativismo sustentável coloca o restaurante e – por consequência – todo o seu público em um patamar mais elevado de responsabilidade com as espécies nativas e as famílias que dependem delas. “O pinhão é um alimento fantástico do ponto de vista econômico, cultural e nutricional. Fomos ao berço da produção descobrir como ressignificar e valorar esse ingrediente”, defende Bellora.
O jantar Cozinha de Natureza, um Novo Olhar para o Pinhão tem lugares limitados. Reservas, portanto, são necessárias.
Cozinha de Natureza, um Novo Olhar para o Pinhão
Quando: 01/08/18, a partir das 19:00
Menu araucária. Valor: R$ 100,00. Bebidas à parte.
Reservas: (54) 3067-1163, (54) 98123-0080 (whats) ou restaurante@vallerustico.com
Batimetria já está em campo para medir profundidade dos rios de grande porte do Estado
Gabriel Souza atualiza prefeitos da Serra sobre obras em rodovias
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024